Novo reitor é apresentado em sessão extraordinária do Consuni

Data de publicação  27/03/2015, 17:45

Mesa

Na tarde desta sexta-feira (27), em solenidade no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o Conselho Universitário (Consuni) da Unilab apresentou, por meio da 4ª sessão extraordinária, seu novo reitor pro tempore, Tomaz Mota Santos.

O novo reitor reforçou mais uma vez seu compromisso com o processo de institucionalização da universidade e com a juventude estudantil. “Compromisso com a juventude significa, antes de tudo, tratá-la com respeito à sua vida presente e futura. Isto quer dizer valorização do diálogo e da formação profissional de qualidade, que a prepare para o mundo do trabalho e para a construção de uma sociedade justa no nosso país e nos países parceiros da Unilab”, ressaltou o reitor.

Vice-reitor: Aristeu Rosendo.

O vice-reitor, Aristeu Rosendo, deu ênfase também a esse papel da Unilab como mediadora de oportunidades no campo da ciência e do conhecimento. “Acredito que a Unilab é uma chance para que povos não hegemônicos deste planeta mostrem um pouco do seu valor, para que mostrem que não lhes falta coragem nem capacidade de produzir conhecimento que fatalmente levará ao seu desenvolvimento. Isso nunca faltou. O que faltou foi oportunidade. Aplicando-se a mesma linha de raciocínio, desta vez às regiões mais pobres do brasil, conclui-se que a Unilab representa uma oportunidade concreta de desenvolvimento para as regiões do Maciço do Baturité, no Ceará, e o Recôncavo da Bahia”, disse.

Agenda de trabalho:

Tomaz Mota Santos apontou também os próximos passos da sua gestão. “Proponho a este Conselho Universitário que, ouvida a comunidade, elenquemos um conjunto de temas relevantes para a formulação de um projeto global de institucionalização e organização da Unilab, envolvendo os campi dos Malês, Auroras, Liberdade e a Unidade Acadêmica dos Palmares, nos aspectos acadêmicos, de infraestrutura, de administração, de recursos humanos, de relações institucionais e internacionais, entre outros”, afirmou o novo reitor e concluiu: “Elencados e tendo sua discussão realizada simultaneamente em período previsto, constituirão agendas temáticas específicas e uma agenda de sistematização que darão base para um plano global de desenvolvimento institucional aí, naturalmente, incluídas as normas indispensáveis ao funcionamento da universidade”.

Auditorio

Movimento estudantil:

Os estudantes do Bacharelado de Humanidades (BHU), que continuam ocupando a reitoria, estiveram presentes à 4ª sessão extraordinária do Consuni. Tomaz Mota Santos facultou a palavra às lideranças do movimento estudantil, que tiveram a oportunidade de expor, para a comunidade acadêmica presente, suas reivindicações.

Novo reitor da Unilab: Tomaz Mota Santos

Diante da atual conjuntura, o novo reitor reforçou quatro pontos fundamentais para a normalização da vida acadêmica:

“Primeiro, o diálogo continua sendo o método preferível à agressividade para resolver nossos problemas”;

“segundo, a necessidade imperativa de os estudantes da Unilab se organizarem em associação própria, como entidade representativa de suas demandas e interesses gerais, possibilitando o diálogo democrático com as instâncias institucionais da universidade”;

“terceiro, a urgência de aperfeiçoarmos nossa política de assistência estudantil”;

“quarto, a convicção dos imprescindíveis esforços conjuntos dos dirigentes e das dirigentes da Unilab, para a superação dessa tensão, como condição indispensável à normalização da vida acadêmica e administrativa e ao desenvolvimento institucional da Unilab”.

Cerimônia:

Participam da 4ª sessão extraordinária do Conselho Universitário:

O vice-reitor pro tempore, Aristeu Rosendo Pontes Lima.

A pró-reitora de Graduação, Andrea Gomes Linard.

O pró-reitor de Administração, Thiago de Albuquerque Gomes.

A pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Rafaella Pessoa Moreira.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Albanise Barbosa Marinho.

O pró-reitor de Planejamento, Plínio Nogueira Maciel Filho.

O pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis, Alexandre Cunha Costa.

O pró-reitor de Relações Institucionais, Cássio Florêncio Rúbio.

A diretora de Educação Aberta e a Distância, Maria Aparecida da Silva.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Victor Emanuel Pessoa Martins.

A diretora do Instituto de Ciências da Saúde, Emília Soares Chaves Rouberte.

A diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Rosalina Semedo de Andrade Tavares.

O diretor do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, George Leite Mamede.

A diretora do Instituto de Humanidades e Letras, Monalisa Valente Ferreira.

A diretora do Campus dos Malês, Ludmylla Mendes Lima (que nos acompanha por videoconferência).

A representante docente do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Danila Fernandes Tavares.

O representante docente do Instituto de Ciências da Saúde, Daniel Freire de Sousa.

O representante docente do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Juan Carlos Alvarado Alcócer.

O representante docente do Instituto de Humanidades e Letras, Luís Tomás Domingos.

O representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Carlos Eduardo Barbosa.

O representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Fábio Paulino de Oliveira.

A representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Maria do Socorro Camelo Maciel.