Novo reitor será apresentado em sessão extraordinária do Consuni

Data de publicação  27/03/2015, 11:27
Tomaz Mota Santos durante solenidade de posse no MEC

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) fará sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), nesta sexta-feira (27), para apresentar o novo reitor da instituição, Tomaz Mota Santos. Aberto a toda a comunidade acadêmica e sociedade, o evento ocorre às 14 horas, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, que fica na cidade de Redenção.

No último dia 16, no Ministério da Educação (MEC), Tomaz Mota Santos foi empossado no cargo de reitor pro tempore da Unilab. Durante seu discurso de posse, o novo reitor se comprometeu a concluir o processo de institucionalização da universidade, que iniciou as atividades em 2012.

Em seguida, Tomaz Mota salientou que buscará conduzir esse processo de forma transparente e democrática. “Assumo o compromisso de agir democraticamente em conjunto com os dirigentes da Unilab e com a sua comunidade acadêmica – professores, estudantes e técnicos administrativos – no sentido de concluir as etapas faltantes para sua institucionalização e organização”, disse.

Trajetória:

Professor por quase 40 anos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de onde também foi reitor, Tomaz Mota Santos graduou-se em Farmácia pela UFMG em 1968 e obteve na mesma instituição o grau de Doutor em Ciências. Sua formação pós-doutoral foi realizada no Instituto Pasteur de Paris, entre 1986 e 1988. Em 1998, foi pesquisador visitante no Instituto Gulbenkian de Ciência, em Oeiras (Portugal).

Na década de 1970, lecionou bioquímica e biofísica na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (São Paulo). Na UFMG, foi professor de imunologia no Departamento de Bioquímica e Imunologia, de 1975 a 2014, onde atuou nos cursos de graduação e de pós-graduação. Foi também chefe de departamento e pró-reitor de extensão. Publicou trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.