Reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, participa de posse de novo ministro da Educação

Data de publicação  06/04/2015, 16:38
O novo ministro de Educação, Renato Janine (à esquerda), cumprimentado pelo reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos.

O reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, participou, nesta segunda-feira (6), da posse do novo ministro da Educação, o professor doutor Renato Janine Ribeiro. A presidenta Dilma Rousseff empossou o novo ministro em solenidade no Palácio do Planalto.

“Para consolidar a construção do desafio de uma pátria educadora, convidei um professor, um pensador e um apaixonado pela educação; Renato Janine Ribeiro é uma feliz novidade”, disse a presidenta. Ela reiterou a confiança em Janine para cumprir os principais eixos do Plano Nacional de Educação (PNE).

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008.

Com informações do Ministério da Educação.