GUINÉ-BISSAU – Brasil perdoa 95% da dívida à Guiné-Bissau

Data de publicação  08/04/2015, 10:14

banderia-guinebissauNo rescaldo dos resultados da Mesa Redonda, o Primeiro-ministro guineense anunciou esta quinta-feira, 2 de Abril, perante os deputados, que o Governo brasileiro se mostrou disponível para perdoar a carteira da dívida do seu país na ordem dos 95%.

Domingos Simões Pereira afirmou que «o Brasil anunciou também uma ajuda de 15 milhões de dólares».

Mas o mais importante não é o montante referido, disse o Chefe do Governo, considerando que o relevante nesta decisão é que as autoridades brasileiras se mostraram disponíveis para perdoar 95% do total da dívida e reescalonar os restantes 5% para os programas concretos de cooperação com o Executivo guineense.

«Apesar de várias promessas dos parceiros da Guiné-Bissau, o Governo guineense não pretende agravar a sua carteira de dívidas», sublinhou Domingos Simões Pereira, concluindo que a expectativa do Governo é para que a dívida da Guiné-Bissau com os seus parceiros, em termos proporcionais, não ultrapasse os 40%.

O Primeiro-ministro guineense disse que a expectativa é de conseguir 60% em donativos, isto para que a carteira de dívidas, sempre concepcional, esteja ao limite dos 40%.

Iancuba Danso

Fonte: www.bissaudigital.com