Laboratórios de Química da Unilab estão em pleno funcionamento no Campus das Auroras

Data de publicação  13/04/2015, 11:38

1.3.

O Campus das Auroras, fincado ao pé da serra em Redenção/CE, está envolto por uma paisagem exuberante. As chuvas do começo do ano transformaram a paisagem seca e árida da serra num belo paredão verde. Todavia, as transformações nesse campus não são apenas externas. Muitas mudanças estão também acontecendo internamente. Uma delas é a instalação dos Laboratórios de Químicas da Unilab.

Numa sala ampla, confortável e bem equipada, com uma série de aparatos instrumentais, como pHmetros, condutivímetros, turbidímetros, calorímetros, refratrômetros, espectrofotômetros UV/VIS, cerca de vinte estudantes do curso de Engenharia de Energias estão eufóricos, num vai e vem frenético, em meio a experimentos químicos.

1.5.

Sob a orientação da professora Maria Cristina Martim, os estudantes participam da aula prática de Química Geral 2 ou Química Experimental, na qual fazem a preparação, diluição e padronização de soluções. O experimento tem, dentre outros objetivos, efetuar operações e medidas de balança analítica, pipetas e balão volumétrico, bem como preparar soluções com concentrações diferentes. Os termos científicos empregados na condução da aula prática podem até parecer complicados, mas o impacto da mudança é bem simples de entender.

1.1

Antes, as aulas de laboratório dos estudantes da Unilab eram realizadas aos sábados na Universidade Federal do Ceará (UFC), implicando numa difícil logística que consumia tempo e energia de todos. Estudantes e professores eram obrigados a percorrer mais de 100 quilômetros entre ida e vinda. Agora, essa realidade mudou completamente, como atesta a profa. Maria Cristina Martim:

“Que bom que pudemos contar com o apoio da UFC para realizar nossas práticas de laboratório. Mas ter os nossos próprios laboratórios é fascinante. Os estudantes podem tomar para si todo esse espaço de construção do conhecimento, podem valorizar e desfrutar do prazer da descoberta científica. Além disso, temos a oportunidade de interação entre os docentes da Unilab”.

1.4.

O estudante do curso de Engenharia de Energias, o cabo-verdiano Kevin Samuel, faz coro ao discurso da professora Martim. “Para praticar nossas aulas não temos mais que viajar. A viagem até Fortaleza era cansativa e, muitas vezes, a gente chegava para a aula sem muita disposição. Agora é diferente. Os laboratórios ficam perto e nossas aulas práticas acontecem durante a semana”, enfatiza Samuel.

Hoje, o translado até os Laboratórios de Química é feito, gratuitamente, pelos ônibus da Unilab, que interligam os campi da Liberdade e Aurora e a Unidade Acadêmica dos Palmares.

1.2

Para a coordenadora do curso de Química, Lívia Dias Ribeiro, a instalação dos laboratórios representa um grande avanço para o ensino e a pesquisa na Unilab.

“Com os laboratórios, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática, o que é fundamental para o desenvolvimento pleno do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, tivemos um ganho considerável em termo de logística. Conseguimos diminuir os custos uma vez que não precisamos mais nos locomover até Fortaleza para realizar nossas aulas práticas. Além disso, não precisamos estar mais presos ao calendário da UFC”, destaca a coordenadora.

1.7

Atualmente, a Unilab conta com uma completa estrutura de Laboratórios de Química Geral, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Analítica e Físico-Química, que atende aos cursos de Química, Agronomia, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática.