Reitor da Unilab participa do Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex-Ne/2015)

Data de publicação  17/04/2015, 11:06

Forproex

Na última semana, nos dias 08, 09 e 10 de abril, aconteceu, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Fórum de Pró-reitores de Extensão (Forproex-Ne/2015), com o tema “Indissociabilidade entre Ensino-Pesquisa-Extensão”. O reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, participou da abertura do fórum e assinou um acordo de cooperação entre a Unilab e a UFCA.

O Forproex-Ne tem o objetivo de debater assuntos relevantes para a melhoria da extensão e articular as políticas e diretrizes de extensão das universidades públicas. Neste ano, o fórum debateu temas como: “Protagonismo estudantil nas ações de extensão e de cultura”, “Gestão nas/das pró-reitorias de extensão” e a “Curricularização da extensão (olhar a partir do ensino e da integração entre ensino-pesquisa-extensão)”.

Reitor da Unilab, Tomaz Aroldo Mota, participou da abertura do Forproex/2015.

Reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, participou da abertura do Forproex-Ne/2015.

Para o coordenador de arte e cultura da Unilab, Rodrigo Ordine, o fórum propiciou acúmulo e troca de experiências. “A participação no Fórum propiciou a troca de experiências com Pró-reitorias de universidades jovens, como a URCA e a UFCA, particularmente no que se refere às experiências no campo da cultura. Temos, por exemplo, o caso da UFCA, que criou uma Pró-Reitoria de Cultura desvinculada da de Extensão. A demanda do Cariri requisitou essa postura, uma vez que é uma região plena de diversidade cultural e de produção artística”.

Ordine, todavia, esclarece que não está defendendo o modelo de extensão implantado na UFCA para a Unilab. “Não estou defendendo o mesmo procedimento para nossa instituição, pois isso requer muita reflexão, mas creio que a Unilab tem que pensar em suas diretrizes e nas demandas regionais, buscando o caminho de sua identidade universitária diferenciada para seu Plano de Cultura e para seu Plano de Extensão”, ressalta Ordine.

Além do reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, estiveram presente ao Forproex-Ne/2015, o prof. Rodrigo Ordine, a Pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Rafaella Pessoa, e a técnica administrativa da Proex, Marilene Alves.