DTI alerta sobre recebimento de-mails maliciosos
Nos últimos dias, alguns servidores da Unilab estão recebendo mensagens de um suposto e-mail da Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), com o título “Cartório de protesto” ou “Reemissão de Boleto Vencido” contendo no anexo o que seria um boleto bancário.
A Cogep informa que não emite e nem faz envio de nenhum boleto para os e-mails dos servidores e que a mensagem se trata de um SPAM malicioso, contendo um anexo que pode instalar malwares, que são capazes de comprometer o desempenho da máquina e segurança dos dados.
E-mails ou outros formatos de contato podem ser capturados em perfis de redes sociais, por isso, faz-se necessário utilizar os e-mails institucionais apenas para fins institucionais.
Para conferir a procedência do e-mail recebido, o usuário pode utilizar os seguintes passos:
1. Ao abrir o e-mail, clicar na aba indicada na seta vermelha;
2. Após a abertura da aba, clicar em “Mostrar original”, conforme destacado na imagem abaixo;
3. Ao lado do termo “Return-path”, o usuário pode visualizar quem enviou o e-mail, conforme imagem abaixo;
Caso o usuário reconheça quem enviou o e-mail mas desconfie do conteúdo, deve tentar confirmar com o remetente a autenticidade do mesmo. Se o usuário não reconhecer quem enviou o e-mail e que possa se tratar de um “SPAM malicioso”, pode denunciá-lo fazendo os seguintes passos:
1. Ao abrir o e-mail, clicar na aba indicada na seta vermelha;
2. Após a abertura da aba, clicar em “Denunciar phishing”, conforme destacado na imagem abaixo;
3. Abrirá uma nova janela onde o usuário deverá clicar em “Denunciar tentativa de phishing”.
Para mais informações de segurança e privacidade, clique aqui.