Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Evento realizado pela Intesol celebra as conquistas e reflete os desafios no mundo do trabalho

Data de publicação  30/04/2015, 14:44
Saltar para o conteúdo da postagem
DESTAQUE - MATERIA INTESOL DIA DO TRABALHO

Participaram da mesa de abertura do evento, o professor da UFC, George Paulino, a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Rafaella Pessoa, o reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos, o dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio Lima, e a fundadora do Colegiado Territorial de Mulheres do Território Maciço de Baturité, Terezinha dos Santos.

Uma manhã inteira de celebração e reflexão sobre o mundo do trabalho e, em especial, sobre o ambiente, a luta e a atual conjuntura do trabalho feminino. Esse foi o resumo do evento “O Maciço que queremos a participação que precisamos”, realizado nesta quinta-feira (30), em homenagem ao Dia do Trabalhador, no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Realizado pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento contou com a participação de estudantes, grupos de jovens, cooperativas, produtores rurais, artesãs, representantes e líderes sindicais, em sua maioria, moradores do Maciço de Baturité. Esse público eclético e atento, que lotou o anfiteatro, teve a oportunidade de ouvir, inicialmente, a afinada apresentação musical do grupo de percussão Samba de Rosas, que tem 10 anos de história e é formado, exclusivamente, por mulheres. O Samba de Rosas envolveu e emocionou o público presente com a execução de músicas de Clementina de Jesus, Adoniran Barbosa e outros bambas do samba nacional.

Em seguida, a professora e coordenadora da Intersol, Clébia Freitas, fez uma homenagem às mulheres trabalhadoras, destacando a importância dessa categoria para os índices de desenvolvimento. Fez também uma homenagem especial a fundadora do Colegiado Territorial de Mulheres do Território Maciço de Baturité, Terezinha dos Santos. “Dona Terezinha é uma das principais responsáveis pela luta e a implantação de políticas públicas voltadas para as mulheres do Maciço; ela sempre lutou pela melhoria na qualidade de vida das mulheres desta região”, justificou Clébia Freitas.

terezinha 2

A homenageada, Terezinha dos Santos, é a fundadora do Colegiado Territorial de Mulheres do Território Maciço de Baturité.

A homenageada, após entoar um canto com o público presente, no qual dizia “para mudar a sociedade do jeito que a gente quer, participando sem medo de ser mulher”, ressaltou: “Não esperava ser homenageada hoje, mas quem luta sempre vive preparada”.

Participaram também da abertura do evento o reitor da Unilab, Tomaz Mota Santos; a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, profa. Rafaella Pessoa; e o dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Antônio Lima.

O reitor, após saudar todos os presentes, destacou a natureza do evento, que conseguiu congregar temas diversos e fundamentais, como economia solidária, trabalho, desenvolvimento sustentável e o protagonismo feminino nesses contextos. “Desde o início, desde o ventre, a mulher nos acolhe. E neste acolhimento está ligada a ideia de cooperação, do estar junto. Com isso, quero dizer que precisamos aprender a ser femininos, no sentido de que precisamos ser mais cooperativos, mais acolhedores em nossas relações”, destacou o reitor, que ainda deu exemplos do protagonismo feminino na economia, na política e na religião.

Em seguida, foi a vez de palestras e debates divididos em dois painéis com os temas: “O Brasil contemporâneo: conjuntura política e desenvolvimento” e o “Desenvolvimento territorial, trabalho e políticas públicas: a atual conjuntura no mundo do trabalho”. Participaram desses painéis o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), George Paulino; a professora da Unilab, Clébia Freitas, e o dirigente da CUT, Antônio Lima.

plateia

Categorias