Proinst visita municípios do Recôncavo baiano para firmar acordos de cooperação

Data de publicação  08/05/2015, 12:21
Santo Amaro – da esquerda para a direita: Luciana Shardong (Proinst BA), Carlos André Moura Barros (Proinst – CE), Tales Antonio Moraes Campos (Secretário Municipal de Educação, Esporte e Lazer), Hilton Mário (Chefe de Gabinete) e Lucineide Santos (Proinst BA)

Entre os dias 28 e 30 de abril de 2015 a Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) da Unilab, por meio do Núcleo de Acordos de Cooperação e Mobilidade (Campus dos Palmares/Aracape/CE) e da Divisão de Relações Institucionais (Campus dos Malês/São Francisco do Conde/BA), realizou visitas de prospecção a seis dos municípios que compõem o Recôncavo baiano – Cachoeira, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. As visitas tiveram o objetivo de viabilizar acordos de cooperação técnica entre a Unilab e estes municípios.

Segundo Carlos André de Moura Barros, gerente do Núcleo de Acordos de Cooperação e Mobilidade, “esses acordos pretendem conjugar esforços entre a universidade e os municípios mediante o compartilhamento de tecnologias, recursos humanos, materiais e conhecimentos científicos disponíveis em benefício mútuo”.

Saubara – da esquerda para a direita: Carlos André Moura Barros (Proinst – CE), Luciana Shardong (Proinst BA), Joelson Silva das Virgens (Prefeito), Maria Cristina Santana (Secretária de Administração), Diêgo da Silva Souza (Secretário de Educação) e Lucineide Santos (Proinst BA).

Tais acordos possibilitarão a implementação conjunta de programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as diversas áreas do conhecimento humano, bem como o intercâmbio de professores, técnicos, estudantes com as comunidades.

Segundo Lucineide dos Santos Costa, da Divisão de Relações Institucionais, do Campus dos Malês, a equipe da Proinst foi muito bem recebida. “As Instituições mostraram interesse e, juntos, pensamos em muitas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que podem ser realizadas em conjunto”, relata Lucineide.

Madre de Deus – da esquerda para a direita: Carlos André Moura Barros (Proinst – CE), Lucineide Santos (Proinst BA), Luciana Shardong (Proinst BA) e Luciano Bordone (Chefe de Gabinete).

Mas Carlos André ressalta que este “é apenas o começo desta operação pois, além de o Recôncavo baiano ser composto por 30 municípios, este contato inicial é apenas uma apresentação da iniciativa”. A assinatura de acordos ainda passa por outras etapas, como a troca de documentações, aprovação mútua de redação final e assinatura das partes.

Fonte: Ripes/Por: Aloísio Menescal.