Mais uma edição do “Círculo de Chegadas e Boas-Vindas” é realizada no Campus dos Malês

Data de publicação  13/05/2015, 15:18

Aconteceu na última terça-feira (12), no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, mais um “Círculo de Chegadas e Boas-Vindas”. Essa edição é específica para os estrangeiros, ambientando os 19 estudantes de Guiné-Bissau que chegaram no mês passado.

Estudantes de Guiné-Bissau com o psicólogo da Unilab, Dilson Gonçalves

Essa ação, realizada pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas (Propae), em parceria com a Coordenação de Saúde e Bem Estar (Cosbem), tem o objetivo de promover o diálogo intercultural e a promoção da integração estudantil. O Círculo proporciona momentos de encontro com psicólogo, orientações e acompanhamento de saúde, além de apoio dos estudantes veteranos. Para o estudante de Guiné-Bissau, Felipe Buba, que veio cursar Bacharelado em Humanidades (BHU), “estudar fora do meu país vem me proporcionar mais maturidade, onde terei a oportunidade de caminhar com meus próprios pés, assumindo minhas responsabilidades, sem o apoio diário dos meus pais. Aqui tem muitas diferenças de cultura, mas também há muitos aspectos parecidos com a Guiné, principalmente em relação à cidade. Essa ação da Propae me proporcionou me ambientar melhor e ter contato com os veteranos, que me deram várias dicas de sobrevivência”.

Estudantes de Guiné-Bissau com o psicólogo da Unilab, Dilson Gonçalves

O movimento visa também promover apoio psicossocial em meio à realidade de transformações a que estão submetidos aqueles que ingressam no ensino superior em outro país. De acordo com o guineense Vitor Cassama, do curso de Letras, “tive surpresas na chegada, pois alguns hábitos são diferentes da Guiné, mas estou procurando me adaptar com as diferenças. Estudar na Unilab é uma oportunidade que estou tendo na minha formação, em crescer profissionalmente e voltar para contribuir com o desenvolvimento do meu país”, disse ele.

3 - reduzida