Unilab assume suplência da Coordenação do Colégio de Pró-Reitores de Graduação da Andifes na Região Nordeste

Data de publicação  20/05/2015, 17:42
IMG-20150518-WA0003

Da esquerda para a direita: a técnica em assuntos educacionais da Unilab, Vitória Ramos; o secretário de Educação Superior, Jesualdo Farias; a pró-reitora de Graduação da Unilab, Andrea Linard, e a pró-reitora de Extensão, Rafaella Pessoa.

Nos dias 18 e 19 de maio, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou em sua sede, em Brasília, a 30ª reunião do seu Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd).

Na ocasião, a Unilab assumiu a suplência da coordenação do Cograd na Região Nordeste. A universidade foi representada pelas pró-reitoras de Graduação, Andrea Linard, e de Extensão, Rafaella Pessoa, pela diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Deaad), Maria Aparecida da Silva, e pela técnica em assuntos educacionais, Vitória Ramos.

O secretário da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Jesualdo Farias, apresentou um panorama de sua gestão, que começou há 18 dias. O professor Custódio Almeida, presidente do Cograd/Andifes, aproveitou a ocasião para se despedir do Cograd, pois está se candidatando ao cargo de vice-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC).

IMG-20150518-WA0001

Da esquerda para a direita: a técnica em assuntos educacionais da Unilab, Vitória Ramos; a diretora da Deaad, Maria Aparecida da Silva; o presidente do Cograd, Custódio Almeida; a pró-reitora de Graduação da Unilab, Andrea Linard, e a pró-reitora de Extensão, Rafaella Pessoa.

A programação, no primeiro dia, teve informes da diretoria do Cograd e dos pró-reitores, a mesa “A curricularização da Extensão nos Cursos de Graduação: oportunidades e desafios”, com membros do Cograd e Fórum de Pró-Reitores de Extensão, e debate entre Andifes, Cograd e Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Superior (SESu), sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Educação a Distância (EaD), mobilidade acadêmica e programa de apoio acadêmico.

Já na terça-feira (19), o dia começou com troca de experiências, tendo como temas “Formação de professores por meio da rubrica 20RJ e Comitê Gestor Institucional” e “Formação para a Docência no Ensino Superior”. Pela tarde, o debate girou em torno dos temas “Evasão e Retenção” e “Educação a Distância”.

Sobre o Cograd

O Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd) foi criado em 2010, sendo vinculado à Andifes, que é a representante oficial das universidades federais e institutos federais na interlocução com o governo federal, com as associações de professores, de técnico-administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral.

No Cograd, os pró-reitores desenvolvem um trabalho rotineiro de aprimoramento do sistema Enem/SiSU, como também aprofundam a discussão de vários temas, tais como: Programa de Apoio Acadêmico, Mobilidade Acadêmica, Formação para a Docência, Evasão/Retenção, Curricularização da extensão nos cursos de Graduação e Educação a Distância.