Artigos sobre “Ação Afirmativa e Movimentos Negros” podem ser inscritos para publicação

Data de publicação  18/09/2015, 13:20

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) está com inscrições abertas para publicação de artigo sobre o tema “Ação Afirmativa e Movimentos Negros”. Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista de Ciências Sociais da UNISINOS e o prazo final para submissões será até o dia 30 de março de 2016.

O dossiê tem como objetivo abordar as conexões existentes entre as ações afirmativas e o papel desempenhado pelos movimentos negros no desenvolvimento de uma agenda pública de defesa e discussão destas políticas públicas. Entende-se as ações afirmativas como políticas públicas que se destinam a corrigir uma história de desigualdades e desvantagens vinculada aos efeitos do racismo sofrido por segmentos negros e indígenas da população.

Na atualidade, entre as políticas de ação afirmativa implementadas no Brasil há: políticas de acesso e permanência de estudantes negros nas universidades; aplicação de conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana, assim como práticas de educação antirracista nas instituições de Ensino Fundamental e Médio (Lei Federal 10639/03); reserva de vagas para negros em diferentes nichos do mercado de trabalho e concursos públicos; reconhecimento étnico; e a regularização fundiária de comunidades negras rurais e urbanas remanescentes de quilombos. Este conjunto de políticas públicas resultam de processos de negociações e articulações feitas pelos movimentos negros e agências governamentais e estatais ao longo dos últimos anos.

Neste sentido, espera-se contribuições de artigos que reflitam sobre o protagonismo dos movimentos negros nas trajetórias, disputas e conflitos para delinear essas políticas, e os desafios de implementação.

O dossiê está sendo organizado pelos professores Laura Cecilia López, da Unisinos, e Márcio André dos Santos, da Unilab.

Mais informações no link abaixo:

Revista Ciências Sociais Unisinos – Vol. 52 – Movimentos Negros e Ações Afirmativas