Unilab, UFBA e prefeitura de São Francisco do Conde debatem implantação do curso de Medicina, no Campus dos Malês

Data de publicação  02/10/2015, 16:35

1

Na última quinta-feira (1º), representantes da Unilab e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reuniram para debater a implantação do curso de Medicina no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. O objetivo do encontro foi fortalecer a relação das duas instituições federais, no sentido de serem parceiras para a instalação do curso. A universidade baiana tem vasta experiência na área médica, além de experiência em acompanhar a implantação deste curso em outras instituições.

Estiveram presentes os reitores das universidades, professores Tomaz Mota Santos (Unilab) e João Carlos Salles (UFBA); a diretora do Campus dos Malês, professora Ludmylla Mendes; o pró-reitor de Relações Institucionais, professor Edson Borges; a diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), professora Emília Chaves; a professora do ICS, Edmara Costa; o representante da Fundação Oswaldo Cruz/CE (Fiocruz), Carlile Lavor. Acompanhavam o reitor da UFBA o diretor do curso de Medicina, professor Luis Fernando Adam; o pró-reitor de Graduação, professor Penildon Silva Filho; o professor de Medicina Jorge Guedes, entre outros convidados.

2

O reitor da Unilab iniciou o encontro apresentado a universidade, sua história, propostas e perspectivas. Após a explanação, o reitor da UFBA, em sua fala, se colocou à disposição para contribuir, dentro das possibilidades, com o processo de implantação do curso de Medicina, no campus da Bahia.

Em seguida, as professoras Emília Chaves e Edmara Costa, integrantes da Comissão de Implantação do curso, apresentaram os trabalhos realizados pela comissão, na Bahia e no Ceará. Na oportunidade, foi mostrado o andamento das ações e os indicativos para o prosseguimento na Bahia.

O curso que será implantado seguirá as novas Diretrizes Curriculares Nacionais com enfoque na atenção básica a saúde. Algumas vagas para docentes já foram aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC) e os editais para concurso estão em processo de construção.

3

Na sexta-feira (02), no auditório do Campus dos Malês, o seminário teve continuidade com representantes da prefeitura de São Francisco do Conde e da universidade, com a participação da comunidade acadêmica. Estiveram presentes o secretário de Saúde do município, Alberto Jorge Mattos, representando o prefeito Evandro Almeida; o secretário da Fazenda e Orçamento, Marivaldo do Amaral; além da comitiva da Comissão de Implantação que esteve presente na UFBA no dia anterior.

4

As professoras Emília Chaves e Edmara Costa fizeram nova explanação sobre os trabalho da comissão. O representante da Fiocruz/CE, e também integrante da comissão, explanou sobre o perfil do curso, apontando dificuldades e perspectivas.

Para concluir, professor Tomaz destacou a necessidade da integração com os municípios vizinhos, na perspectiva de parceria para a implantação e desenvolvimento do curso.