CPLP – Jornalista angolano reúne testemunhos basilares no livro “Rostos da CPLP”

Data de publicação  13/10/2015, 10:51

cplp-unilab

O jornalista angolano Gabriel Baguet Júnior lançou na última terça-feira (06), em Lisboa, um livro intitulado “Rostos da CPLP”, reunindo testemunhos basilares na compreensão do pensamento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, como meio de afetos e integrador de semelhanças e diferenças.

O ato oficial do lançamento da obra, que aconteceu na sede da CPLP, foi presidido pelo secretário-executivo do organismo lusófono, Murade Murargy, contando com apresentação do professor catedrático Carlos Venâncio, da Universidade da Beira-Interior e antigo pró-reitor dessa instituição para a CPLP.

Segundo Baguet Júnior, “Rostos da CPLP” resulta de um programa homônimo da RDP-África, que coordena, “agrupando entrevistas junto de diversas individualidades que vão da política à economia, da sociedade civil à diplomacia, do academismo à cultura”.

A obra conta com depoimentos de José Marcos Barrica, atual embaixador de Angola em Portugal; Domingos Simões Pereira, anterior secretário-executivo da CPLP e ex-primeiro-ministro da Guiné-Bissau; Lauro Moreira, embaixador e anterior representante permanente do Brasil junto da CPLP; Damião Vaz de Almeida, anterior embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal; e José Barreto Martins, ex-embaixador de Timor Leste em Portugal, entre outros.

Ao longo das 276 páginas, encontram-se ainda depoimentos da investigadora no Centro de Estudos Internacionais do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e do Emprego, Cátia Miriam Costa; da juíza desembargadora e poetisa cabo-verdiana, Vera Duarte; e o moçambicano Sérgio Santimano, fotógrafo com vários prêmios internacionais, residente na Suécia.

A obra conta com um prefácio de Domingos Simões Pereira e posfácio de Murade Murargy, antigo e atual secretário-executivo da CPLP, respectivamente. (Angop)

Fonte: África Today

.