Datacenter da Unilab amplia capacidade de processamento e armazenamento de dados

Data de publicação  16/10/2015, 16:29
datacenter

Vista frontal (portas fechadas) dos dois racks dos equipamentos servidores instalados no Datacenter.

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) concluiu a implantação de um Datacenter onde funcionava sua antiga sala, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Com as melhorias na infraestrutura de TI do Datacenter, a Unilab ganha mais performance (melhor desempenho), redundância (ter dispositivo secundário para uso imediato no caso de falha do primeiro dispositivo) e, consequentemente, alta disponibilidade nas suas aplicações institucionais, como os sistemas SIG (SIPAC, SIGAA, SIGRH, SIGPP, SIGAdmin), Pergamum (sistema informatizado para as bibliotecas), os portais web internos e os sistemas de rede, além de melhor nível de segurança e de capacidade na realização de backups em caso de eventuais desastres. Outra melhoria significativa é que, agora, os serviços descritos acima estão funcionando em rede interna à Unilab, ou seja, caso haja problema no link externo de acesso à Internet, os serviços continuarão disponíveis para todos que acessarem internamente.

O projeto de manutenção e reestruturação da antiga sala da DTI, no campus da Liberdade (Redenção/CE), ocorreu em quatro etapas: planejamento; adequações nas infraestruturas elétrica e lógica; migração dos equipamentos que estavam instalados na UFC, em Fortaleza; e configurações e testes dos serviços de aplicações e de armazenamento dos dados dos sistemas institucionais informatizados.

Confira mais informações sobre o Datacenter na página da DTI.