Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Livro sobre a maternidade na literatura afro-brasileira foi lançado no Campus dos Malês

Data de publicação  16/10/2015, 16:32
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Na última quarta-feira (14), no auditório do Campus dos Malês, aconteceu o lançamento do livro “No colo das Iabás – a maternidade na literatura afro-brasileira de autoria feminina”, da professora Vânia Vasconcelos. Participaram do evento professores e estudantes interessados no assunto.

Público presente

A obra é um resultado da Tese de Doutorado da autora, que trata do tema da maternidade sob a perspectiva do feminismo e das teorias antirracistas, analisando a história da maternidade negra no Brasil e o protagonismo das mulheres africanas e afrodescendentes na luta contra os vários aspectos da opressão patriarcal e racista.

Professoras: Ludmylla Mendes; Elízia Ferreira; Vânia Vasconcelos; e Míriam Carneiro

Professoras: Ludmylla Mendes; Elízia Ferreira; Vânia Vasconcelos; e Míriam Carneiro

A ação foi uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Grupo de Estudos em Literatura e Outras Linguagens (Literarte).

Sobre a autora:

Vânia Vasconcelos tem Doutorado em Literatura Contemporânea pela Universidade de Brasília (UNB) e mestrado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nasceu em Salvador/BA e tem raízes fincadas no Recôncavo Baiano, de onde vem sua família. Formou-se em Letras e foi professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), até 1995. Atualmente, é professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), trabalha com pesquisa voltada para as questões de raça e gênero, ministra Curso de Relações Étnico Raciais e Educação Afro-brasileira para professores da rede pública. Publicou Mergulhos (crônicas), com o qual ganhou dois prêmios literários no Ceará; Desvios (contos), com o qual ganhou o prêmio para obra inédita de 2008 e Chão de Infância (infantil).

Categorias