Números da II Semana Universitária evidenciam a expansão e consolidação do conhecimento científico na Unilab

Data de publicação  23/11/2015, 12:52

DSC_0006

Os números da II Semana Universitária, realizada de 12 a 14 de novembro, evidenciam uma expansão e consolidação do conhecimento científico na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), nos campis do Ceará e Bahia.

Durante os três dias contou-se com a participação de 1.600 pessoas, entre professores e alunos.

A quantidade de trabalhos aprovados também chama a atenção. Entre resumos expandidos – trabalhos dos programas de bolsas da universidade que apresentavam resultados finais – e resumos simples – trabalhos que apresentam resultados parciais de projetos em andamento – foram aprovados 374 trabalhos acadêmicos, divididos e apresentados da seguinte forma: I Encontro de Pós-Graduação (8); I Encontro de Práticas Docentes e Discentes (31); II Encontro de Educação à Distância (2); II Encontro de Iniciação à Docência (46); III Encontro de Extensão, Arte e Cultura (110); IV Encontro de Iniciação Científica (177).

Dentre os 374 trabalhos apresentados, 43 receberam menção honrosa do comitê de avaliação, conforme descrição abaixo:
III Encontro de Extensão, Arte e Cultura – 7 pôsteres e 6 apresentações orais.
II Encontro de Iniciação a Docência – 2 pôsteres.
I Encontro de Práticas docentes e Discentes – 5 pôsteres e 1 apresentação oral.
IV Encontro de Iniciação científica – 7 pôsteres e 15 apresentações orais.

DSC_0008

Ainda como parte da Programação da II Semana Universitária foram realizados nos campi dos Palmares e Liberdade (CE) e Malês (BA): Mesas-redondas (2), mini-cursos (25), Oficinas (3), Palestras (7), totalizando 37 eventos atividades acadêmicas.

Registro:

O Sistema de gerenciamento dos trabalhos, em breve, emitirá os certificados online de participação no evento, para aqueles que se credenciaram. Já os certificados de apresentação de trabalho e os de participação em oficina, palestra, minicurso e mesa-redonda, serão emitidos para aqueles que assinaram as listas de frequência.

Os anais do evento estão em processo de registro e serão disponibilizados tão logo o órgão de cadastro (ISSN) libere a numeração da publicação.

Encontro de Educação à Distância

O advento e consolidação das tecnologias da informação permitiram que as fronteiras do conhecimento fossem sendo pouco a pouco superadas. A sala de aula deixou de ser o espaço exclusivo para a formação acadêmica.

Uma prova dessa revolução em curso deu-se no último dia da II Semana Universitária, sábado (14), no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, onde foi realizado o II Encontro de Educação à Distância, que reuniu os estudantes do curso de Administração Pública, oriundos dos municípios de Piquet Carneiro, Aracati, Limoeiro do Norte e Redenção.

DSC_0016

“Esse encontro teve como objetivo reunir, num só momento, os alunos desses polos para que pudessem participar da II Semana Universitária. E também para a gente mostrar que não há diferenças entre a formação presencial e a formação à distância”, explicou a profa. e organizadora do encontro Maria Aparecida da Silva, que é também diretora da DEAAD – Diretoria de Educação Aberta e a Distância da Unilab.

Àqueles que decidiram pegar a estrada e encarar uma viagem de mais de 4 horas, no caso dos estudantes de Piquet Carneiro, o encontro serviu também como um momento de atualização e adensamento de temas ligados a Administração Pública.

A primeira palestra foi com o prof. do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Áurio Leocádio.

Prof. do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC), Áurio Leocádio.

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo FEA-USP e mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Leocádio discorreu, dentre outros assuntos, sobre a importância da pesquisa na formação acadêmica dos graduandos. “Incentivar a produção discente é algo indiscutível. Isto porque a produção na graduação permiti consolidar os conhecimentos adquiridos e fortalecer a produção científica do curso e, consequentemente, da universidade”, defendeu Leocádio.

Em seguida foi a vez do prof. licenciado do curso de Contabilidade da UFC e atual secretário de Finanças da prefeitura de Aquiraz, Marcus Vinicius, falar sobre as oportunidades e desafios do administrador no ambiente governamental. Com larga experiência prática e teórica no poder público, nas esferas municipal, estadual e federal, Marcus Vinicius, falou sobre temas contemporâneos como orçamento participativo e o protagonismo do planejamento para a eficiência na administração.

Grupo de Teatro de Aquiraz: repassa conhecimento por meio da ferramenta teatral

Encerrando a programação houve a apresentação de um grupo teatral de Aquiraz. Com oito anos de estrada e formado por estudantes do município, o grupo usa o teatro como forma de repassar conhecimento.

“Usamos a ferramenta do teatro para apresentar de forma simples e lúdica, temas complexos, como controle de orçamento, educação fiscal etc. Nesse sentido, o teatro é um instrumento importante para transmitir conhecimento”, explicou Marcus Viniciuis. O grupo apresentou uma peça sobre a importância dos estudos para se enfrentar os desafios do concorrido mercado de trabalho.