Unilab realiza combate ao Aedes aegypti em Aracoiaba e Mulungu

Data de publicação  10/03/2016, 10:06
Estudantes de Enfermagem participam do Dia D Contra o Mosquito em Mulungu.

Em mais um “Dia D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, febre chikungunya e zika, a Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), realizou visitas informativas nos municípios de Aracoiaba e Mulungu, no Maciço de Baturité.

Em Mulungu, a ação aconteceu na Escola Estadual de Ensino Médio Milton Façanha Abreu. Recebidos pelo diretor Luiz de França Leitão, 24 alunos do curso de Enfermagem da Unilab se dirigiram ao pátio, onde agentes de saúde, agentes de endemias e outras pessoas da comunidade já os aguardavam. Logo depois, cerca de 200 alunos se juntaram à ação.

Estudantes de Enfermagem em Aracoiaba.

Após a fala introdutória do servidor técnico-administrativo Nixon Araújo, os alunos da Unilab explanaram sobre o mosquito, seus hábitos, ciclo reprodutivo e quais as melhores formas de se prevenir das doenças trazidas por ele. Outros recursos foram utilizados durante a ação, tais como uma dinâmica grupal, um jogo de perguntas e respostas sobre o tema (trívia) e uma paródia, que foi cantada por todos os presentes.

Em Aracoiaba, foi organizada uma passeata partindo do Polo de Lazer da cidade e tendo como destino a Escola Normal Virgílio Távora. Participaram desta passeata alunos de 3 escolas, 63 agentes de saúde, 31 agentes de endemias e outras pessoas da comunidade, além de 40 estudantes de enfermagem da Unilab, totalizando cerca de mil pessoas. Com carros de som no apoio, a passeata obteve grande apoio por onde passava, reforçando o mote da campanha: “se o mosquito pode matar, ele não pode nascer”.