Projeto de extensão trabalha com fósseis em escolas do Maciço de Baturité

Data de publicação  17/03/2016, 16:00
aratuba

Palestra na escola Joacy Pereira, em Mulungu, município do Maciço de Baturité. Foto: Unilab.

No último dia 11, o projeto de extensão “Fósseis: histórias de ontem para gerações de hoje” desenvolveu uma de suas atividades de divulgação científica em escolas públicas no Maciço de Baturité. Desta vez, os alunos do terceiro ano da escola de ensino médio Joacy Pereira, localizada no município de Aratuba, participaram de palestras e exposições promovidas pelo projeto.

“O projeto tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância dos estudos dos fósseis para a ciência, sobretudo a importância da região do Cariri, no Ceará, para a Paleontologia e também de divulgar o nome da universidade para escolas que estão mais distantes dos município de Redenção e Acarape, onde a Unilab já é bem atuante”, destaca o coordenador do projeto, Jober Sobczak, professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen).

Exposição de fósseis. Foto: Unilab.

Entre os exemplares usados para a exposição, estão fósseis coletados no município do Crato, Ceará, por estudantes do curso de Ciências da Natureza e Matemática, da Unilab, assim como fósseis recuperados e restaurados no munícipio de Acarape. A maioria dos exemplares são de peixes das espécies Dastilbe sp. e Cladocyclus gardneri, mas também há fósseis de plantas, insetos e troncos fossilizados.

Além de palestras e exposições, o projeto também promove oficinas de réplicas de fósseis como forma de conscientizar sobre o tráfico ilegal que ocorre com frequência no Cariri. O projeto está em vigor desde o segundo semestre de 2015 sob coordenação do professor Jober Sobczak e participação dos bolsistas João Pascoal e Letícia Franco, do curso de Ciências da Natureza e Matemática, com habilitação em Biologia. O projeto conta ainda com a parceria do Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri (Urca), que colaborou na recuperação de alguns exemplares de peixes.

Até julho de 2016, as atividades do projeto atenderão escolas dos municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti e Palmácia.