Parceria entre Unilab e Nutec visa fortalecer a pesquisa para o desenvolvimento do Maciço

Data de publicação  15/04/2016, 11:05
Representantes da Unilab e Nutec.

Foi dado mais um passo importante no sentido de incrementar e ampliar a pesquisa na Unilab, além de azeitar a aproximação entre o corpo discente da Universidade e as empresas e indústrias cearenses. É o que se pode apontar como pontos positivos da primeira reunião realizada na manhã de quinta-feira (14), no gabinete da reitoria, entre os representantes da Unilab e Nutec – Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial.

Por parte da Unilab estiveram presentes: o reitor, Tomaz Santo; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-gradução, Albanise Marinho; e o Pró-reitor de Relações Institucionais, Edson Borges. Já representando a Fundação compareceram: o presidente, Francisco Magalhães; o Diretor Administrativo, Ricardo Mendes; e a Diretora de Inovação Tecnológica, Iêda Montenegro.

Num primeiro momento houve a apresentação das duas instituições. Em seguida, passou-se ao objetivo central da reunião, que era o de detectar os pontos em comum, as formas e os encaminhamentos para se estabelecer parcerias entre Unliab e Nutec. Ambas as instituições veem na pesquisa um instrumento central para a consolidação do desenvolvimento sustentável.

“A importância dessa parceria fica evidente pela possibilidade de articular e desenvolver pesquisas em conjunto. Outro impacto positivo é que vamos poder aproximar as empresas conveniadas ao Nutec com a Unilab, estreitando a relação entre os nossos estudantes e o mercado de trabalho”, defendeu Albanise Marinho.

Nesse sentido, o Nutec poderá futuramente articular os estágios supervisionados dos estudantes da Unilab em empresas e indústrias do Ceará.

Essa parceria deve propiciar o desenvolvimento de pesquisa em áreas estratégicas como, dentre outras, tecnologia, agricultura e saúde. O Nutec pode, inclusive, vir a disponibilizar seus laboratórios para a execução das pesquisas entre as instituições.

Como primeiro encaminhamento ficou acertado que Unilab e Nutec realizarão, ainda neste primeiro semestre, um seminário sobre planos, metas e projetos para o desenvolvimento sustentável da região do Maciço de Baturité.