Café com Letras promove a palestra “Redação do ENEM: a caracterização de um gênero”

Data de publicação  25/04/2016, 12:41

CAFE-COM-LETRAS-destaque

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas promove na próxima quarta (27), às 16h, no auditório do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Redação do ENEM: a caracterização de um gênero”. A palestrante será a professora Flávia Oliveira.

A palestra tratará de uma pesquisa, pertencente à área da Linguística Textual, que tem por objetivo caracterizar a redação do ENEM como gênero, sob o ponto de vista da ação social que envolve o texto e o seu desenvolvimento. Isto desdobrado em dois aspectos: da estrutura composicional textual/discursiva e da Nova Retórica sobre os tipos de acordo e as técnicas argumentativas.

“Nosso corpus se compõe da análise de 100 redações do ENEM (2013), de todas as unidades da federação, classificadas com a nota 1.000. Essas redações foram analisadas em quatro etapas: descrição das condições de produção da redação, caracterização do gênero nos aspectos interno e externo, sistematização de dados sobre a estrutura composicional textual/discursiva e levantamento dos tipos de acordo e das técnicas de argumentação. Os resultados e as conclusões serão apresentados por nós durante a palestra”, detalha Flávia Oliveira.

Sobre a palestrante

Professora Flávia Oliveira fará palestra sobre Redação no ENEM.

Flávia Oliveira possui doutorado e mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2010), especialização em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2002) e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1998).

Atua como professora de português e literatura da rede pública estadual e municipal de Fortaleza e na UAB/UFC, modalidade semipresencial da EaD, como professora-tutora. Integrante do grupo de pesquisa GETEME/PROTEXTO (UFC). As atividades de pesquisa concentram-se em: estrutura composicional narrativa e argumentativa, estrutura retórico-argumentativa e gêneros textuais

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), está sendo organizado pela Profa. Dra. Otávia Marques de Farias (Coordenadora) e pelo Prof. Dr. Kennedy Cabral Nobre (Vice-Coordenador). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.