Projeto Rotas das Culturas leva um grupo de 30 estudantes da Unilab para uma exposição na Caixa Cultural Fortaleza

Data de publicação  28/04/2016, 09:01

visita Caixa

A primeira edição do Projeto Rotas das Culturas levou um grupo de 30 estudantes para visitar a Exposição Rastros, na Caixa Cultural, em Fortaleza, que fica a 65 km de Redenção/CE.

A visita à exposição é uma atividade do Pré-Festival das Culturas, que acontecerá em julho desse ano em Redenção/CE.

“O projeto Rotas das Culturas não se restringe apenas a visita em si. Antes da visita, os estudantes recebem material conceitual e histórico da exposição, sobre o artista e sobre o local onde irá transcorrer a visita. E, após a visita, os estudantes têm que produzir matérias escritas ou digitais, nas quais relatam suas impressões sobre o que foi visitado, gerando reflexão sobre a arte e a cultura”, explica Nixon Araújo, que integra a Coordenação de Arte e Cultura da Proex.

fotos da visita

A exposição Rastro, que fica aberta ao público até o dia 1º de maio e é assinada pelo cearense Weaver Ferreira, mostra ao público o resultado de dois anos de viagens do artista pelo interior do Ceará e por Cabo Verde, na África. Durante esse tempo, Ferreira levou ações de arte urbana a esses locais, principalmente o grafite em muros.

Resultou dessa trajetória 100 obras de arte, entre painéis com grafites em grandes formatos, pinturas inéditas em acrílica sobre tela, fotos e vídeos. O próprio artista guiou e apresentou aos estudantes suas obras e houve ainda distribuição do catálogo da exposição.

Com a visita à Exposição Rastro, a Coordenação de Arte e Cultura deu o primeiro passo para que o artista Weaver Ferreira participe do Festival das Culturas, ministrando oficinas aos estudantes e fazendo intervenção urbana em Redenção.

rastro

A visita dos estudantes da Unilab à Caixa Cultural ocorreu no último dia 23 de abril.