Fazenda Experimental Piroás conclui Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Data de publicação  29/04/2016, 17:24
fazenda piroas

Fazenda Piroás. Foto: Unilab.

A Fazenda Experimental Piroás concluiu, nesta sexta-feira (29), seu Cadastro Ambiental Rural (CAR). O registro das informações no CAR da fazenda é um dos primeiros no distrito onde está localizada, Barra Nova, no município de Redenção/CE.

O cadastro é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. Mais informações no site do CAR.

Sobre a Fazenda Piroás

A Fazenda Experimental Piroás (FEP) possui uma área de 33 hectares, localizada no distrito de Barra Nova, em Redenção-CE, na localidade que tem o mesmo nome da Fazenda; desenvolve trabalhos de pesquisa e apoio didático às disciplinas do Curso de Agronomia, principalmente, além de servir a toda comunidade acadêmica. Possui visão e metodologia de trabalho agroecológica. Contamos com área de preservação permanente, reserva legal, pelo menos 15 espécies de fruteiras, 30 de flores tropicais, 15 de folhagens e uma boa diversidade de espécies nativas.