Programa Pulsar – Sociologia promove atividades acadêmicas envolvendo desafios do ensino de Sociologia na Educação Básica

Data de publicação  22/07/2016, 13:13

Pulsar

O Programa Pulsar do Curso de Sociologia convida os estudantes da UNILAB para participarem das atividades acadêmicas envolvendo o ensino da Sociologia na Escola Básica. Os eventos vão acontecer no Auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, das 18h30 às 22h30.

No dia 25, acontece a mesa de discussão sobre “Formação, profissão e trabalho do(a) professor(a) de Sociologia na Educação Básica: especificidades, desafios e perspectivas”. A temática que será discutida e apresentada aos alunos pelos professores do Curso de Sociologia do Programa Pulsar trata sobre as questões relevantes para a formação do licenciado em sociologia – discussão sobre identidade docente, mercado de trabalho, métodos de ensino, articulação ensino e pesquisa.

Para as palestras, foram convidados os professores do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva/Sobral/Ce), Joannes P S Forte e professor Manoel Moreira de Sousa Neto, mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor da Escola Estadual do Ensino Médio Liceu do Conjunto Ceará.

O evento será mediado pelos professores do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Antônio Marcos Silva, doutor e mestre em Sociologia pela UFC e pelo coordenador do Programa Pulsar – Sociologia, Francisco Thiago Vasconcelos, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

LUTAS

No dia 27, vai acontecer a apresentação do jogo de cartas “Lutas Simbólicas”, inspirado na teoria do sociólogo francês Pierre Bourdieu, filósofo e criador da metodológica, reconhecido em todo o mundo acadêmico.

O objetivo do evento é promover um primeiro contato dos alunos com conceitos fundamentais da sociologia contemporânea, como também discutir novas possibilidades de metodologias de ensino de Ciências Sociais na Escola Básica.

As palestras serão mediadas pelo professor e coordenador do Programa Pulsar – Sociologia, Thiago Vasconcelos e apresentadas pelos convidados, Daniel Costa Valentim, faz doutorado em Sociologia pela UFC, tem experiência na área de Antropologia, principalmente nos estudos a respeito dos aspectos sociais da tecnologia e desenvolvedor do jogo Lutas Simbólicas, além de Wisley Nunes, graduando em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Ilustrador do Projeto Lutas Simbólicas.

bordieu

Sociólogo Pierre Bourdieu

O Programa Pulsar está vinculado à Pró-Reitoria Graduação (Prograd) e contribui para o acompanhamento e orientação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação da Unilab, na forma de ações de tutoria. A intenção é promover a adaptação do estudante de graduação, contribuir para permanência qualificada do mesmo e orientá-lo para uma transição tranquila e organizada da Educação Básica para a Superior.

Posteriormente, serão emitidos certificados de horas complementares junto à Divisão de Acompanhamento Tutorial do Programa Pulsar (Dat/Prograd).

Mais informações entre em contato pelo email: programapulsarsociologia@gmail.com

BOTAO-AVALIE