Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente realiza Ciclo de Debates

Projeto de extensão trabalha com diferentes atividades que dão destaque as práticas performáticas da cultura afrodescendente.
O “Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente” realizará no final de setembro, sempre às 18h, no pátio do edifício Palmares 2, um ciclo de debates intitulado: “Cultura afro, capoeira e gênero”.
A programação deste Ciclo constará de três momentos:
Dia 28 de setembro – “Cultura Afro e educação / Oficina de Percussão”.
Debatedores: Biro Araújo (Educador Social do Projeto erês nas escolas) e Patrícia Matos (Pedagoga Projeto erês nas escolas.)
Dia 3 de outubro – A salvaguarda da capoeira no Ceará / Roda de Capoeira.
Debatedores: Igor Soares (IPHAN/CE) e Eduardo Machado (professor de Sociologia da Unilab).
Dia 24 de outubro – “A mulher na capoeira / Roda de Capoeira, com a mestra Carla Mara.
Segundo os organizadores, a ideia do ciclo é debater temáticas atuais e importantes da cultura afro no Ceará, trazendo protagonistas, ideias e debates pertinentes ao tema.
Percussão e Dança
O “Projeto de Extensão Performances da Cultura Afrodescendente” informa ainda aos discentes, docentes e a comunidade educativa dos municípios de Acarape e Redenção, no Ceará, que estão sendo ministradas aulas de percussão e dança. Os interessados podem participar às segundas e quartas, das 16h às 17h, no pátio da Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE.
O projeto mantém também aulas de capoeira e danças as terças e quintas das 18h às 20h, na Vila das Artes em Fortaleza. As aulas são abertas, não necessitam de inscrições prévias, basta comparecer.
Desta forma, o projeto trabalha com diferentes atividades que dão destaque as práticas performáticas da cultura afrodescendente, seu potencial performático, lúdico e educativo.