Projetos e discussões sobre os desafios da Gestão Pública marcam acolhida de estudantes
“É precisamos colocar o homem no coração do homem, porque o lucro está no coração da empresa”, esta foi a dica de ética desinteressada e universal do administrador Wagner Siqueira durante sua palestra na última sexta-feira (23) no Auditório do Campus das Auroras, em Redenção/CE.
A palestra serviu para promover a cultura do acolhimento aos novos e demais estudantes, dando-lhes às boas vindas a mais um período acadêmico do Curso de Bacharelado em Administração Pública, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).
A mesa de honra foi composta pelo palestrante, administrador e professor Wagner Siqueira, filho de Belmiro Siqueira, patrono da administração pública no Brasil, do presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE), Lamarck Mesquita Guimarães, do presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará (CRACE), Leonardo Macedo, da secretária de Administração do município de Redenção, Maria Bandeira e do coordenador do curso em Administração Pública, João Coelho Neto. Além dos convidados, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Cristino e do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Albuquerque.
Na acolhida foi apresentado um breve conteúdo da estrutura do curso e seus alicerces, o corpo docente, alguns projetos marcantes como o Pulsar, a Empresa Júnior, a organização e estrutura da Unilab e localização na região do Maciço de Baturité/CE, além da apresentação dos países parceiros a todos os convidados e presentes.
No decorrer das ações, foi entregue a chave da sala do Projeto Empresa Junior aos estudantes do curso de Agronomia e de Administração Pública. Foi tratado também, sobre o convênio firmado entre a Unilab, a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade para aquisição de software de gestão do programa NAF que embasará as ações deste projeto acadêmico.
Outra marcante ação foi a entrega, pela secretária municipal de Administração, Maria Bandeira, dos certificados aos estagiários que trabalharam e ajudaram a cadastrar os agricultores no Seguro Safra 2016, referente a ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo a secretária, a Unilab tem um papel importante no município, na região do Maciço de Baturité e no país devido a sua peculiaridade junto a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de promover o desenvolvimento local, parabenizando a universidade pelo nível em que os alunos que estão saindo para o mercado de trabalho, assim, o município só tem a ganhar com os estudantes. “A intenção é procurar mais o apoio junto a universidade, para discutir ideias, formar novas parcerias, firmar convênio ou outros acordos de cooperação técnica. Ser um verdadeiro intercâmbio de conhecimentos”, relatou.
“Mais uma vez Redenção/CE dá exemplo ao Brasil, conquistando a prerrogativa de ser o primeiro município a proclamar a lei que estabelece o dia 9 de setembro como o dia do Administrador no calendário municipal”, assim declarou o presidente do Conselho Regional de Administração do Ceará, Leonardo Macedo.
Para o administrador, a lei do dia do administrador é uma afirmação da profissão, comemorando 51 anos da lei nº 4729/65 que foi instituída em 9 de setembro de 1965. “Temos o papel de alavancar o desenvolvimento sustentável do Brasil através dos instrumentos de planejamento estratégico, de organização, da logística e outros importantes”, declarou.
Considerando o Curso de Administração Pública da Unilab, Leonardo Macedo, deseja que os futuros administradores, brasileiros e estrangeiros, possam ajudar a Administração Pública do Brasil a prestar um bom serviço para nossa sociedade, como também, contribuir com a troca de conhecimento e a integração entre os outros países, “tanto eles como nós temos muito a aprender com esta convivência mútua”, afirmou.
A palestra do administrador e filho de Belmiro Siqueira, patrono da administração pública no Brasil, Para Wagner Siqueira, fez uma relação e análise marcante entre sociedade moderna, o avanço das tecnologias, e a aplicabilidade da Teoria das Organizações junto as empresas públicas e privadas. Relata que as tecnologias avançam em uma velocidade orbital, contudo a mentalidade e a cultura que viceja no campo das organizações, inclusive da pública, é a mentalidade do carro de boi, uma defasagem enorme entre as técnicas que utilizamos e o aparato tecnológico que dispomos no mundo moderno e as formas de interação, de relacionamentos, de maturidade que existe dentro da mentalidade dentro das organizações.
“Esta defasagem não é conscientizada porque o avanço tecnológico mascara essa mentalidade. É como se estivéssemos no século XXI, e efetivamente estamos tecnologicamente, mas as práticas, o que existe nas organizações em termos de relacionamento dentro das organizações, ainda é a prática do século XIX”, enfatizou.
No campo do princípio a Eficiência, a questão é compreender que a Teoria das Organizações se aplica na Administração Pública, buscando dar eficiência ao momento histórico dominante pela hegemonia da sociedade de mercado da atualidade. Esta, faz do fato econômico um padrão básico da existência humana, desumanizando o ser humano. Para o professor, estas circunstâncias de eficiências precisam ser avaliadas e criticadas para que a teoria possa contribuir para transformação das nossas organizações, compatibilizando as tecnologias avançadas com a mentalidade atrasada.
Finalizou dizendo que “nós, profissionais de gestão, temos uma responsabilidade, um papel político e de cidadania. Ao darmos eficiência devemos transformar esta realizada das organizações em ambientes menos totalitários, menos autoritários e preconceituosos, considerando tanto a administração privada como a pública”.
Para o futuro, o coordenador do curso em Administração Pública, João Coelho Neto pretende buscar novos convênios e parcerias com entidades para conseguir novos estágios, cursos de extensão, e outra atividade que vise engrandecer o desenvolvimento do curso de Administração e assim, “trazer um pouco de prática a esta didática e criar o orgulho pela profissão, além de conscientizá-los de suas possibilidades e valorização desta profissão que, para mim, é a melhor que existe”, concluiu.