Projeto de extensão Pro-Enem realiza palestras interdisciplinares em escolas do Maciço de Baturité

Data de publicação  05/10/2016, 16:07

proenem-02

Nessa quinta-feira (6), seguindo o cronograma de atividades das ações de Extensão, professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Olavo Júnior que ministrará a palestra sobre “A estrutura da prova de redação do Enem”.

As ações acontecerão no Auditório da escola somente para os estudantes pré-universitários. De acordo com o diretor da escola, professor Antônio Erinaldo, espera-se que cerca de 400 alunos acompanhem as ações no dia, nos três turnos (manhã, tarde e noite).

Foto: Olavo Júnior, professor do IHL/Unilab

O projeto de extensão Pro-Enem é coordenado pelo professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Olavo Júnior, ligado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) e visa desenvolver palestras interdisciplinares, contextualizadas com outras áreas do conhecimento para ensinar sobre a estrutura da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como também, oferecer oficinas de produção textual e correção textual das redações com os estudantes das escolas do Maciço de Baturité.

Desde o mês de agosto, as ações do projeto estão sendo realizadas nas escolas com elaboração de provas simuladas de redação e aplicação junto aos estudantes pré-universitários das escolas públicas de ensino médio.

A partir os textos, a equipe executora do projeto faz uma a análise criteriosa, desenvolve oficinas de prática textual e ministrada o Laboratório de Redação. Paralelo a isso, o coordenador do projeto e os demais professores convidados desenvolvem palestras interdisciplinares e contextualizadas, a fim de promover uma melhora significativa na argumentação dos estudantes pré-universitários como propostas nas redações do Enem.

Foto: palestra nas escolas do Maciço de Baturité

Para esta etapa das atividades, serão contempladas com o projeto, as escolas Almir Pinto (Aracoiaba) e Liceu Domingos Sávio (Baturité) que receberão todas as ações da extensão, beneficiando nas oficinas e laboratórios de redação, cerca de 300 alunos.

A previsão é que até o final do ano, sejam realizadas palestras em, pelo menos, 10 outras escolas públicas na região do Maciço de Baturité, e em oito escolas públicas em Fortaleza.

O ensino médio, pré-universitário, na região do Maciço de Baturité abrande cerca de 3500 alunos que estão se beneficiando com as apresentações das palestras e, em Fortaleza, cerca de 4.500 alunos também estarão sendo atendidos com as mesmas ações.

BOTAO AVALIE