Trabalho desenvolvido por professor da Unilab recebe prêmio no COBEQ/2016

Data de publicação  10/10/2016, 13:40
Professor Cleiton Sousa e sua orientando de mestrado Rayanne Mendes durante apresentação do trabalho premiado no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química./Foto: Arquivo pessoal.

Professor Cleiton Sousa e sua orientanda de mestrado, Rayanne Mendes, durante a apresentação do trabalho premiado no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química./Foto: Arquivo pessoal.

O professor Cleiton Sousa, do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), e que é também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC), teve trabalho premiado no XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química (COBEQ/2016), realizado em Fortaleza/ CE, durante os dias 25 a 30 de setembro de 2016.

O trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado sob a orientação do professor Cleiton Sousa, desenvolvido junto ao programa de engenharia da UFC, em colaboração com o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos (GPBIO). Este trabalho conta também com a co-orientação da professora Luciana Rocha, chefe do Departamento de Engenharia Química da UFC e com a colaboração do professor Pierre Fechine do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, no Centro de Ciências da mesma universidade.

Intitulado “Imobilização de lipase de Thermomyces lanuginosus (TLL) em nanopartículas superparamagnéticas: efeito da modificação da superfície do suporte”, o trabalho apresentado pela estudante Rayane Mendes no COBEQ 2016 foi agraciado com o prêmio de melhor trabalho exposto na Sessão Pôster do evento.

O trabalho teve o objetivo de reduzir o uso de catalisadores químicos tóxicos, que são os principais mediadores de reações industriais, e desenvolver métodos eficazes para utilizar as enzimas como catalisadores “verdes” (Enzimas são catalisadores de origem biológica com um alto potencial em diferentes áreas de aplicação da indústria, devido a sua alta seletividade, especificidade e atividade em condições brandas).

O professor Cleiton Sousa, a estudante Rayanne Mendes e a professora Luciana Gonçalves, durante cerimônia de recebimento do prêmio conquistado no COBEQ2016./Foto: Arquivo pessoal.

O COBEQ é o evento de maior relevância para a área de Engenharia Química, realizado no país, pois estabelece bianualmente um ambiente de encontro para profissionais da academia e indústria apresentarem e discutirem temáticas proeminentes e atuais, relacionadas à aplicação prática, pesquisa e ensino da Engenharia Química no Brasil e no mundo.

O evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) como elemento-chave da promoção e desenvolvimento da Engenharia Química no âmbito nacional.

“Assim a premiação contribui para o fortalecimento da Unilab, do IEDS, e da UFC pela cooperação, a nível nacional como instituições que desenvolvem pesquisas de alto nível e com qualidade reconhecida, trabalhos de excelência, e dessa forma contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a formação de recursos humanos de alto nível, na área de engenharia para o país”, destaca o professor Cleiton Santos.

BOTAO-AVALIE