Instituto de Ciências da Saúde (ICS) é contemplado com sua primeira docente titular-livre

Data de publicação  27/01/2017, 10:06

Na última sexta-feira (20), a professora Andrea Gomes Linard, que até então estava vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS) como professora adjunta IV, tomou posse no cargo isolado de professor titular-livre do magistério superior, criado pela Lei nº 12.772/2012.

O cargo de professor titular-livre é aquele para o qual o candidato já ingressa na carreira nesta classe, que é única, através de concurso público de provas e títulos. Neste caso, além do título de Doutor, o edital deverá prever o cumprimento das demais exigências legais.

Professora titular-livre, Andrea Linard.

Em 2014, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), através da Portaria Nº 159, distribuiu 150 vagas do cargo para 59 universidades, autorizando a realização de concurso público. Nessa portaria a Unilab recebeu uma vaga, que, através de seleção interna entre os institutos, foi contemplado com a vaga o ICS que realizou o concurso público em 2015.

O ingresso no cargo ocorre na classe e nível únicos, mediante aprovação em concurso público de provas e títulos, no qual são exigidos para a inscrição: 10 (dez) anos de experiência ou de obtenção do título de doutor, ambos na área de conhecimento exigida no concurso.

Professora Andrea Linard ao lado do reitor em exercício, Aristeu Lima.

Para a professora Andrea Linard, o “momento é singular e significativo na minha carreira. Foi um concurso complexo, extremamente criterioso e o mais difícil da minha trajetória profissional. Estou feliz por ter sido aprovada em primeiro lugar e pelo fato de chegar de forma célere ao nível único e considerado o último da carreira universitária do professor da rede federal de ensino. A presença de uma professora titular-livre na instituição possibilitará a universidade ocupar espaços imprescindíveis”, declarou.