Edital seleciona projetos de pesquisa para Pibic. Inscrições até 31/5

Data de publicação  08/05/2017, 17:13

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPq/Proppg) lançou o edital 03/2017, com bolsas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Pibic/Unilab, Pibic/CNPq-IC, Pibic/CNPq-Af e Pibic/CNPq-ICJ. As inscrições vão até 31 de maio, realizadas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unilab.

O edital vai classificar projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no Ceará e na Bahia, contemplando os melhores classificados com bolsas de iniciação científica, a serem designadas a estudantes regularmente matriculados na Unilab.

Podem apresentar propostas de pesquisa professores efetivos, professores visitantes e pesquisadores bolsistas, desde que comprovem vínculo com a Unilab por período igual ou superior ao período de vigência das bolsas de iniciação científica. Os proponentes que pretendam orientar alunos bolsistas de Iniciação Científica devem: possuir titulação mínima de mestre; ter acesso ao sistema sig; participar de Grupos de Pesquisa sediados na instituição, devidamente cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; e não apresentar pendências junto à CPq/PROPPG.

Sobre o Pibic

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Unilab tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária e estudantes do ensino médio, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, contribuindo desta forma para a formação científica de recursos humanos para pesquisa ou qualquer outra atividade profissional.

São definidas quatro modalidades específicas de bolsas no Pibic da Unilab:
I. Pibic/Unilab – Modalidade fomentada por recursos da instituição e voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
II. Pibic/CNPq-IC – Modalidade fomentada pelo CNPq e voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
III. Pibic/CNPQ-Af – Modalidade fomentada pelo CNPq e voltada às universidades públicas que são beneficiárias de cotas Pibic e que têm programa de ações afirmativas.
IV. Pibic/CNPQ-ICJ – Modalidade fomentada pelo CNPq e dirigida às universidades públicas que buscam despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.