II Festival das Culturas da Unilab começa com exposições, oficinas e múltiplas linguagens artísticas

Data de publicação  18/07/2017, 18:02

Espaço Pibid – Ciência e Diversidade | Foto: Assecom

Nesta terça-feira (18), tiveram início as atividades do II Festival das Culturas da Unilab, que este ano adota o tema “Artes da Terra”, com uma programação de múltiplas linguagens, com exposições artísticas e culturais, oficinas, música, poesia, artes cênicas, fotografia, literatura e audiovisual apresentando o que somos, “uma Terra de Artes”, por meio das manifestações dos cinco países africanos e um país asiático em suas trocas com o Brasil e o Nordeste nas cidades de Redenção e Acarape, no Ceará, e São Francisco do Conde, Candeias e Santo Amaro, na Bahia.

Exposição Fotográfica Consenso, Dissenso e Silenciamento

Neste primeiro dia, as ações envolveram a exposição fotográfica “Consenso, Dissenso e Silenciamento: Protagonismo Biográfico e Narrativas de Vida no Universo Acadêmico”, com os acadêmicos da disciplina de Experiência, Prática e Significado, do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU).

Outra atividade coletiva e interativa foi a instalação (krafts), manifestação artística contemporânea, “Entre Bichos e Parangolés”, composta por elementos organizados representados pela releitura das obras-vivências de Lygia Clark e Hélio Oiticica. A atividade foi coordenada pelos professores do Instituto de Humanidades e Letras (IHL), Rosália Menezes e Hitalo Pandit, e produzida pelos estudantes da disciplina “Expressões Artísticas e Estéticas Contemporâneas”.

Releitura da Obras-vivências, Hélio Oiticica e Lygia Clark

Esta intervenção em espaços distribuídos pela Unilab, segundo a professora Rosália, é uma forma de interação em que os estudantes participam e não somente apreciam a obra, além de agregar outras atividades como o samba, a orquestra de coco e a dança.

No quesito divertimento com a comunidade infantil, os monitores, discentes do Centro Integrado de Atenção ao Desenvolvimento Infantil (Ciadi), ofereceram à criançada atividades lúdicas e recreativas no espaço do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, com o tema “Festival dos Miúdos – Criançada nas Artes”. Confira a programação do Ciadi ao longo do festival.

Festival dos Miúdos – Criançada nas Artes (Ciadi). Foto: Adalzira Lima

O espaço aberto “Ciência e Diversidade”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que desenvolve a integração da Unilab com a Educação Básica do Maciço do Baturité, busca expor as atividades desenvolvidas pelo bolsistas que atuam nas escolas e promovem o fortalecimento da parceria universidade e a rede escolar, que trouxe para o evento muitas oficinas, entre elas a historicidade da dança “Forró”, além da apresentação ao vivo da banda, exposição de vestimentas e comidas típicas. Segundo a coordenadora do Pibid/Unilab, Ana Paula Caiado, a programação do Pibid se estenderá durante todo o festival com oficinas, sarau, exposições culturais e outras.

Entre as oficinas oferecidas, a ministrada pela professora paulistana, formada em artes visuais, Carmem Lazari, debruça-se sobre o bordado. “Bordando Paisagens Poéticas” tem o objetivo de expor as paisagens de criação própria, criando-as partir dos pontos básicos do bordado. Segundo a professora, a prática é “partir do imaginário de cada um para uma construção da paisagem poética. O que seria esta paisagem? Seria algo que entendemos como paisagem ou algo criado como uma paisagem, podendo ser natural ou imaginária, surreal”.

Oficina Bordando Paisagens Poéticas

Além desta, foram oferecidas oficinas de fotografia por Eduardo Pordeus e Hamilton Moreno; turbantes e tranças, ministrada por Artemisa Odila; artes Integradas por Joyce Custódio e de captação e produção de som e imagem por Higo Melo e A.Se. Fornt.

Oficina de Turbantes e Tranças

As apresentações brasileiras e africanas da Mostra do Maciço das Artes do Programa de Bolsas de apoio a Grupos Artísticos (PB-ART), vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), com apresentações de literatura, dança e música aconteceram ao longo da tarde com a supervisão e monitoria do estudante de Sociologia, Gislailson Cá.

Parcerias
O professor e secretário de Cultura e Turismo de Redenção/CE, Aurênio Alves, esteve no campus da Liberdade e ressaltou a importância da parceria entre universidade e prefeitura. “Agradecemos a participação e disponibilizamos apoio à toda a estrutura do festival, que busca propagar as atividades culturais e internacionais dos estudantes que fazem parte da universidade e comunidade do Maciço de Baturité”, disse.

A programação continua até sexta-feira (21). Confira todas as atividades aqui.

Festival das Culturas na Bahia

Festival das Culturas no Ceará