Unilab adere ao Outubro Rosa e realiza ações de conscientização

Data de publicação  09/10/2017, 13:26

O mês de outubro ficou conhecido internacionalmente como o mês de combate ao câncer de mama, o “Outubro Rosa”. Devido à importância do movimento, a Unilab realiza ações com o intuito de orientar e incentivar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Uma dessas ações será promovida pela Divisão de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSSQVT), no dia 16, das 9h às 11h30, no pátio do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Confira a programação:

Programação voltada para a comunidade surda

Já no dia 19, a partir das 13h30, ocorre o evento “Outubro Rosa – a conscientização do câncer de mama em Libras”, com palestra em Libras, peça de teatro e teste de glicemia e pressão arterial. Veja:

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas. Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco para decidir a conduta a ser adotada.

Veja cartilha do Inca para mais informações.