II Novembro Afro-brasileiro enfoca história das lutas antirracistas

Data de publicação  30/10/2017, 12:50

Uma programação de vários dias dedicada a debater as lutas antirracistas dos brasileiros negros ontem e hoje. Assim será o II Novembro Afro-Brasileiro, com o tema “Saberes, vivências e resistências”, que ocorre nos dias 14, 21, 22, 23, 24, 27, 28 e 29 de novembro, no Campus da Liberdade e Unidade Acadêmica dos Palmares. Inscreva-se nas oficinas e minicursos neste formulário. Há 50 vagas.

Entre a gama de atividades ofertadas, haverá oficina sobre literatura negra, africana e afro-brasileira; círculo de debates sobre diálogos descoloniais, invisibilização da população negra no Ceará, juventude negra e consciência negra; minicurso sobre intelectuais negras, palestra sobre racismo e intolerância religiosa, apresentação musical e o lançamento do livro “História da Educação do Negro no Brasil”.

Confira a programação completa.

Concepção do II Novembro Afro-Brasileiro

O II Novembro Afro-Brasileiro foi idealizado pelo Núcleo de Promoção da Igualdade Racial Kabengele Munanga (NPIR), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis, e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (Ceiafrica), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Em referência ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, o evento reúne um conjunto de atividades nas áreas de arte, educação e cultura afro-brasileiras. Em sua primeira edição, em 2016, realizou-se sob a temática da consciência e ação (daí o subtítulo “ConsciênciAção”).