2017 teve 43,6% mais chuvas que 2016, segundo levantamento da Fazenda Experimental Piroás

Data de publicação  12/01/2018, 12:06

A Fazenda Experimental Piroás fica a 17 quilômetros do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no distrito de Barra Nova, localidade também chamada de Piroás. O equipamento possui área de 28,2 hectares e atende a atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unilab.

A equipe da Fazenda Experimental Piroás (FEP), da Unilab, realizou levantamento de dados de precipitação pluviométrica e evaporação do biênio 2016-2017, relativos à região onde está inserida, em Redenção/CE. De acordo com o relatório, foram 1.576,33 mm de precipitação em 2017, contra 1.097,67 mm em 2016, além de um índice de evaporação menor em 2017. Os números representam aumento de 43,6% das chuvas em relação a 2016, sendo 2,5 vezes acima da média histórica anual do estado do Ceará, que é de 600 mm.

Destacam-se os meses de março e janeiro, por apresentarem os maiores valores de precipitação, referentes aos anos de 2017 e 2016, respectivamente. O bom número de chuvas pode ser explicado por conta da altitude elevada da Fazenda Piroás, situação geográfica que favorece as precipitações orográficas – ocorrem quando uma massa de ar carregada de umidade sobe ao encontrar uma elevação do relevo e, assim, o ar mais quente (mais leve e, geralmente, mais úmido) é empurrado para cima, ocorrendo a condensação do vapor e a chuva.

Em relação à evaporação, observa-se que no ano de 2017 ocorreu uma redução de 7,42% em relação a 2016. Ressaltam-se os meses de setembro e outubro, por apresentarem os maiores valores de evaporação, referentes aos anos de 2017 e 2016, respectivamente.

De acordo com a equipe da fazenda, os dados são relevantes para o cálculo da necessidade ou não de irrigação em áreas de pesquisas/projetos ocorridos no local.

A coleta de dados ocorre com frequência diária a partir de um pluviômetro e tanque USWB Classe A instalados na área da fazenda e pertencentes ao Grupo de Pesquisa em Biofertirrigação (GPBio).

Veja também dados dos biênios 2015-2016 e 2014-2015.

Saiba mais sobre a Fazenda Piroás.