Parceria firmada entre Unilab, Intesol e Prefeitura de Itapiúna promoverá cursos, oficinas e projetos

Data de publicação  27/02/2018, 09:43

Reunião entre Intesol e prefeitura de Itapiúna.

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), reuniu-se com a prefeitura de Itapiúna, no Maciço de Baturité, no último dia 20, para montar plano de trabalho e assinar termo de adesão ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Maciço de Baturité (Codetembe). Com isso, uma série de ações conjuntas deve ocorrer no âmbito de formação e atendimento às comunidades no que se refere à inclusão produtiva.

A primeira ação já é a inclusão do município na Semana das Águas, evento que ocorrerá na Unilab de 19 a 25 de março. A prefeitura se comprometeu a ceder um ônibus para o deslocamento da população às atividades.

Além disso, o município agora está inserido no Colegiado de Desenvolvimento Territorial, que envolve 78 instituições – 26 da sociedade civil, 26 efetivas do governo e 26 instituições estratégicas de caráter territorial, onde se enquadra a Unilab. As prefeituras indicam secretarias que vão participar do colegiado e, no caso de Itapiúna, foram indicadas as secretarias de Desenvolvimento Rural e Educação.

Prefeito de Itapiúna, Dário Oliveira, assina adesão do município ao Colegiado de Desenvolvimento Territorial.

Após a finalização do plano de trabalho, o documento será enviado para a Pró-Reitoria de Relações Institucionais da Unilab (Proinst), que dará encaminhamentos legais.

A coordenadora da Intesol, professora Clébia Freitas, destacou, com a parceria, a importância da municipalização do saber e do estreitamento da relação com as prefeituras do território do Maciço de Baturité para que haja o desenvolvimento da região. “A Prefeitura de Itapiúna já tem convênio com a Unilab e a universidade tem o papel social e cidadão de ajudar a desenvolver o município. O convênio de cinco anos abre portas para estágios em qualquer área de cursos que a Unilab promove a possibilidade de convênio com a incubadora”, explica.

O prefeito de Itapiúna, Dário de Oliveira, ressaltou o grande leque de colaboração advindo do convênio. “É de grande interesse que possamos abraçar o convênio e trazer benefícios para o município, com vários cursos, pensar energia, água, questões que são nosso grande interesse”, disse.

Intesol

A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol) foi implantada na Unilab em 13 de dezembro de 2013, projeto CNPq/MTE, chamada 49999/2013-0 e, representa uma das contribuições da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) para a inclusão produtiva e gestão social pautada nas concepções da economia solidária e do desenvolvimento territorial. Vem contribuindo, especialmente, para a educação e formação e o desdobramento de tecnologias sociais voltadas ao desenvolvimento territorial objetivando atender a comunidade interna e principalmente, externa no que concerne ao escoamento de resíduos de pesquisas, a formação em economia solidária, educação ambiental, administração e comunicação, arte e cultura, organização da produção solidária, comercialização solidária, consumo ético e solidário, o apoio e orientação na geração de tecnologias sociais, finanças solidárias, incluindo nessa última, além dos processos formativos a orientação para o fomento.