Incubadora Tecnológica da Unilab e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba realizam XV Semana das Águas

Data de publicação  16/03/2018, 17:01

A Semana das Águas do Maciço de Baturité chega à sua 15ª edição, com intensa programação de 19 a 25 de março, na Unilab e comunidades da região. A realização é da Incubadora Tecnológica da Unilab e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aracoiaba (STTR), com o tema “Água, Sustentabilidade e Vida”.

A abertura do evento fica por conta da Caravana das Águas. No decorrer da semana, haverá ações práticas, de intercâmbio, debates e palestras nas escolas públicas do Maciço de Baturité.

A Jornada das Águas terá três ônibus saindo de Aracoiaba, às 7 horas, para visita aos os principais açudes públicos do Território Maciço de Baturité. Serão três rotas distintas e as visitas consistem em conhecer os mananciais, observar suas condições do ponto de vista da quantidade e da qualidade da água, além de conversar com as famílias e lideranças locais sobre a realidade. No retorno para Aracoiaba, haverá almoço comunitário e partilha e sistematização do que foi observado.

Na terça-feira (20), às 8 horas, ocorre o Seminário Territorial das Águas, no auditório do bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Com o tema “Água, Sustentabilidade e Vida”, o evento contará com a presença de estudantes, lideranças sociais, gestores, técnicos, políticos e comunidade em geral.

Já na quarta-feira (21), pela manhã, haverá inauguração do “Projeto Água para Todos”, da Comunidade Tigipió e região. O projeto tem organização do governo do Estado. A Formação de Formadores em Tecnologias Sociais, ocorrida em fevereiro, será concluída também na quarta-feira, no Assentamento Nova Assunção.

Nos dias seguintes ocorre ainda o Grito das Águas, ato público em frente à Unilab; palestras nas escolas do Território Maciço de Baturité; limpeza e manutenção das cisternas de placas e cisternas calçadão, no município de Baturité; visitas de experiências com uso da água, no município de Capistrano; e a 7ª Romaria das Águas, fechando a semana, no domingo (25), pela manhã, em Baturité.

Veja a programação completa e histórico do evento.