Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) é criada na Unilab

Data de publicação  15/05/2018, 11:53

Foto: Equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP)

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), órgão vinculado diretamente à Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), foi instituída em 10 de maio, em substituição à Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), antes vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), conforme a portaria nº 534/2018, publicada no Diário Oficial da União, de 11 de maio de 2018.

Conforme dados apresentados pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal da SGP, desde a criação da Unilab, a Coordenação de Gestão de Pessoas vinculava-se à Proad, refletia um contexto incomum no Brasil. Das 63 universidades brasileiras, apenas 8% ainda permaneciam vinculadas a uma Pró-Reitoria de Administração. Com a instituição da SGP, esse percentual reduz para 6,2% do total. Contudo, mesmo com a criação da Superintendência, a unidade de Gestão de Pessoas da Unilab ainda se encontra numa posição abaixo do total das universidades do País, devido ao seu grau de importância. Reportando em números, das 63 universidades, 49 possuem uma Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, ou seja, 78% do total.

“A superintendência representa a autonomia necessária para prática da política de gestão de pessoas na Unilab”, declara o gestor da nova Unidade, Antônio Adriano Semião Nascimento.

As atividades desenvolvidas pela SGP têm sua importância para os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Com a instituição da SGP, será possível os servidores Técnico-Administrativos em Educação e professores da universidade terem maior proximidade ao Recursos Humanos no apoio aos assuntos relativos a pessoal, compreendendo, assistência aos servidores, campanhas para bem-estar nas atividades laborais, maior celeridade nos processos administrativos de movimentação de pessoal, concessão de benefícios e qualificações, resposta às consultas em matéria de pessoal, dentre outros.

De forma estratégica, a SGP atuará junto às demais Unidades da Unilab, planejando, organizando, executando e avaliando resultados em prol da efetividade nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão através dos servidores públicos, cerca de 700 distribuídos nas unidades, entre docentes e técnicos. Além disso, a SGP visa contribuir para o progresso de expansão da universidade, no que tange as políticas de capacitação de pessoal, ações promoção de qualidade de vida do servidor e dimensionamento de pessoal, entre outras atividades.

A Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), continua exercendo suas atividades, contudo, está ligada à Superintendência com nomenclatura de Coordenação de Administração e Desenvolvimento de Pessoal.

Adriano Semião afirma que a SGP assume o compromisso de prestar o apoio necessário para boa prática de gestão de pessoas interna ou externamente à Unilab e complementa, reconhecendo a valorosa “contribuição das gestoras e gestores que passaram pela antiga Coordenação de Gestão de Pessoas e agradeço à atual equipe da Superintendência de Gestão de Pessoas pela excelência no desempenho de suas atividades”, concluiu o gestor.

A Superintendência está localizada no Campus da Liberdade, na Avenida da Abolição nº 3, Centro de Redenção/CE. Contato pelo telefone (85) 3332.1136 ou pelo email (sgp@unilab.edu.br).