Unilab sedia o Encontro Regional do Maciço de Baturité

Data de publicação  23/05/2018, 13:41

Com o objetivo de escutar a sociedade sobre a visão de futuro das próximas três décadas do estado do Ceará, nas próximas segunda e terça-feira (28/29), a Unilab vai sediar o Encontro Regional do Maciço de Baturité – Ceará 2050 e do Plano Plurianual (PPA). “Ao longo de dois dias, duas temáticas serão abordadas, focando no presente e futuro do Ceará”, garante a organização que busca pensar um Ceará inclusivo, justo e democrático.

As inscrições são online e devem ser feitas por meio deste link. No ato da inscrição, o participante deve optar pela presença em uma das atividades ou nos dois dias de evento, que acontece no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

No primeiro dia, das 8h às 15h30h, será realizada a Plataforma Ceará 2050 – um espaço de uma escuta à sociedade, para construir a representação territorial da visão de futuro do Ceará, dentro da realidade de cada região. No centro do debate está a universidade no desenvolvimento do Estado, a partir da construção coletiva de uma nova plataforma de desenvolvimento sustentável, com foco na democracia, participação, inovação, crescimento econômico e igualdade, entre outras prerrogativas.

Já no dia seguinte, no mesmo local, das 8h às 14h, serão apresentadas e avaliadas as realizações do PPA nos anos 2016 e 2017. Com a oficina do Plano Plurianual, a proposta é promover uma reflexão sobre as realizações mais recentes do Governo Estadual na região, em relação à implantação das políticas públicas.

O Ceará 2050 tem como intuito principal traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará, a partir de 2019. “A Plataforma busca delinear o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo”, explica a organização da Plataforma.

O encontro da próxima semana é o primeiro de uma série de eventos, que contemplarão as 14 regiões de planejamento do estado. O conjunto de atividades é uma promoção do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, e da Universidade Federal do Ceará.

Sobre a Plataforma

Lançada em outubro de 2017, pelo Governo do Estado, a Plataforma Estratégica de Desenvolvimento de Longo Prazo – Ceará 2050 tem por objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará nos próximos 30 anos.

Sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará, a Plataforma busca traçar o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.

Até o dia 30 de junho, uma consulta pública online está disponível à sociedade, neste site.