Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Campus dos Malês recebe visita do MEC para parecer sobre implantação do curso de Medicina

Data de publicação  21/06/2018, 20:25
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Nas últimas segunda e terça-feira (18 e 19), São Francisco do Conde/BA recebeu a visita técnica de representantes do Ministério da Educação (MEC), como parte do processo para implantação do curso de Medicina no Campus dos Malês. Estiveram presentes o professor e infectologista Geraldo Cury, da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), e o fonoaudiólogo Rodolfo da Silva, ambos da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde (DDES) do MEC.

O objetivo da visita técnica foi analisar as dimensões: recursos financeiros/humanos, infraestrutura, projeto pedagógico, relação ensino-serviço, sistema de governança e as possíveis futuras instalações do curso de Medicina, além de conhecer o perfil epidemiológico da região e a capilaridade de atendimento da rede de atenção a saúde na Bahia. A partir da visita, um parecer será emitido pela CAMEM para avaliação da DDES/SESu/MEC.

Entre autoridades e comunidade acadêmica, participaram do encontro da segunda-feira (18) a diretora do Campus dos Malês, Mírian Sumica; a pró-reitora de Graduação, Andréa Linard; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Barbosa; a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura, Rafaella Pessoa; e os membros da Comissão de Medicina Malês Marcos Vinnicius, Fabrício Passos, André Conceição e Marília Fontoura.

Também marcaram presença as secretárias municipais de São Francisco do Conde Eleuzina Falcão (Saúde) e Silmar Carmo (Planejamento).

Andrea Linard, pró-reitora de Graduação

Na ocasião, a pró-reitora de Graduação, a diretora do Campus dos Malês e o engenheiro civil do campus, Marcus Vinnicius, mostraram todo o trabalho que vem sendo realizado na instituição para estruturar o campus para a chegada do curso. No turno da tarde, a comitiva visitou os serviços da rede de atenção à saúde de São Francisco do Conde, Candeias e Santo Amaro.

O diferencial do curso de Medicina, que poderá ser implantado no Campus dos Malês, é o foco em saúde da família. O objetivo é investir em uma formação mais humanizada e focada nos problemas de saúde da população do recôncavo baiano e região metropolitana.

Autoridades locais apoiam a implantação do curso de Medicina

No intuito de mostrar ao MEC a importância da Unilab e o seu papel social no território do recôncavo baiano, na manhã da terça-feira (19), um novo encontro reuniu diversas autoridades locais. Foi também um momento para destacar as condições favoráveis e o apoio da comunidade para a implantação do curso de Medicina na instituição.

Além das autoridades participantes do primeiro dia da visita técnica, estiveram presentes no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), declarando apoio à implantação, a vice-reitora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Georgina Gonçalves; o subsecretário de Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo; o prefeito e vice-prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida e Carlos Alberto Bispo (Nem do Caípe), respectivamente; o prefeito de Santo Amaro, Flaviano Rohrs; o prefeito de Madre de Deus, Jeferson Andrade; o deputado estadual Rosemberg Pinto; a deputada estadual Neusa Cadore; e vereadores e secretários da região. Participaram do evento professores, técnicos-administrativos e membros da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da Unilab.

Comissão de Medicina Malês e pró-reitoras da Unilab

“A implantação do curso de Medicina conversa muito com os anseios do território. Esse tema não surge das esferas mais altas, mas dos vazios assistenciais e da conversa com a população”, garante a secretária municipal de Saúde, Eleuzina Falcão.

Quem também defendeu a importância do curso para a região foi a vice-reitora da UFRB. “O ensino superior no recôncavo é para nós algo definitivo, algo que muda a paisagem da região, algo que interfere e reafirma o compromisso da região com o avanço da política pública. Nesse sentido, o curso de Medicina constitui na Unilab um ponto importante no sentido de fortalecer a instituição de ensino superior na região, comprometendo-se com a formação e com o avanço cidadão”, afirmou Georgina Gonçalves, que confirmou a parceria da UFRB com a Unilab.

Mírian Sumica, diretora do Campus dos Malês

Emocionada, a presidente da Comissão de Medicina Malês e diretora do campus, Mírian Sumica, compartilhou o sonho da comunidade acadêmica. “Eu acredito que nós vamos formar o primeiro curso de Medicina deste país em que os estudantes serão prioritariamente negros e negras, vindos de camadas populares, vindos de lugares populares nos seus países da África”.

Geraldo Cury, avaliador do MEC

“A Unilab tem uma proposta extremamente importante. Além disso, é necessária a colaboração dos municípios com a universidade, no sentido de torná-la cada vez mais forte” afirmou o avaliador do MEC, Geraldo Cury. “Não é a comissão que cria ou deixa de criar qualquer curso. O que a gente faz é uma avaliação das condições. Avaliamos vários aspectos e um deles é a proposição política. Aqui ficou mais do que demonstrado que existe um grande interesse do estado e dos municípios da região em que esse curso venha a existir. Essa é uma questão pacífica e muito importante”, ressaltou.

De acordo com o avaliador, o próximo passo é elaborar o relatório junto ao MEC e aguardar os encaminhamentos dados pelo Ministério ao processo de implantação do curso. Enquanto isso, “que fique certo para todos: essa universidade traz uma nova visão, uma nova proposta e uma nova perspectiva para a região”, finalizou Geraldo Cury.

Sobre o processo de implantação

Em outubro de 2014, a Unilab assinou no MEC uma ata de pactuação para a implantação de dois cursos de Medicina, sendo um no Ceará e outro na Bahia. Cada curso pactuado receberá 60 vagas para docente e 60 vagas de técnicos administrativos (12 vagas nível E e 18 vagas nível D).  A previsão pactuada para cada curso é a oferta de 60 vagas discente ao ano, distribuídas em duas entradas de 30 alunos.

Como parte do processo de expansão das escolas médicas no Brasil, a Unilab faz parte do Programa Maís Médicos. A instituição realiza a supervisão dos médicos na rede de atenção à saúde e já ofereceu vagas em programa de residência médica em Saúde da Família.

A implantação de dois cursos de Medicina integra a proposta de ampliação da oferta de ensino superior do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), atualmente sob a direção do professor Thiago Moura de Araújo. No ICS, já esta em funcionamento um curso de graduação em Enfermagem, dois cursos de especialização (Gestão em Saúde e Saúde da Família) e um curso de mestrado acadêmico em Enfermagem.

Categorias