Cursos na modalidade EaD da Unilab conquistam lugares de gerência em órgãos e unidades públicas

Data de publicação  21/06/2018, 12:37

Jane de Paula, secretária municipal de Irauçuba/CE

A egressa do curso de Bacharelado em Administração Pública, modalidade a distância, Jane Wladia Lima de Paula, formada em 2017 pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab), foi agraciada com a Medalha Alferes Tiradentes, do Instituto Tiradentes do Recife/PE, consagrando-se em primeiro lugar na enquete de opinião pública realizada nos estados da Região Nordeste.

Entre os homenageados, Jane de Paula foi convidada para receber a Láurea, pelo reconhecimento dos serviços prestados à sociedade de Irauçuba/CE, no 126º Seminário Brasileiro de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, procuradores jurídicos, controladores internos, secretários e assessores municipais, realizado em 17 e 18 de maio, em Recife-PE.

Cerimônia de Medalha Alferes Tiradentes, do Instituto Tiradentes do Recife/PE

A enquete foi realizada pelo Instituto Tiradentes, empresa de treinamentos e congressos voltados para agentes públicos, em março deste ano, com o resultado de 31% dos votos apurados no quesito: secretário mais atuante no município de Irauçuba, localizado à 150 km de Fortaleza/CE.

De acordo com o IBGE, o município de Irauçuba possui uma população de 22.324 habitantes (2010), está entre os cinquenta melhores municípios do estado em termos de índice de desenvolvimento humano (IDH). É conhecida por ser a capital cearense das redes de descanso. Sua economia baseia-se na agricultura, na indústria calçadista e no artesanato. Irauçuba é o 4° maior município do norte do Ceará.

Em 2017.1, Jane de Paula ingressou no curso de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal (EaD) da Unilab, no polo de Redenção/CE e atua como Secretária de Administração no município de Irauçuba/CE.

Jane de Paula, egressa do curso de Bacharelado em Administração Pública (Ead/Unilab)

“Há alguns anos iniciei minha trajetória profissional no setor público. Essa experiência me despertou o desejo de qualificar-me nessa área, tudo para desempenhar as funções da melhor forma. Nesse ano de 2018, os ventos me trouxeram para a região Norte do Estado do Ceará, para Irauçuba/CE. Ter a oportunidade, tão desejada, de poder fazer o bem às pessoas com o meu trabalho através do setor público, ocupando o cargo de secretária de administração. Chegar numa terra desconhecida não é fácil, mas o acolhimento do povo da terra da amizade tornou o fardo da saudade não tão pesado”, declara Jane de Paula, secretária de Administração de Irauçuba/CE.

Para Elaine Teixeira, chefe do Núcleo Estratégico Operacional, vinculado ao Instituto de Educação a Distância (Iead/Unilab), a importância do trabalho desenvolvido nos cursos Unilab/Pnap é “perceber essas pessoas estão atuando com os conhecimentos adquiridos conosco. Evidenciando que estamos capacitando e preparando bons gestores públicos, atingindo assim, nossos objetivos que visam trazer desenvolvimento para as instituições e para toda a comunidade”, declara a servidora.

A exemplo de outro concludentes dos cursos ofertados pelo Iead, é o gestor da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP/Unilab), Antônio Adriano Semião Nascimento, também egresso do curso de Administração Pública (EaD) e da Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal (EaD).

Pnap na Unilab
A Unilab, através do Instituto de Educação a Distância (Iead), está com expectativa de ofertar outros cursos para os próximos anos. Entre eles, a EaD da universidade dispõe de três cursos de especialização com parceria no Pnap, são eles: Saúde da Família e Gestão Pública Municipal, com atuação em 5 polos de ensino.

Fora da parceria, o Ieds oferta a especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos. Além da oferta de graduação no curso de Bacharelado em Administração Pública, o qual a Jane de Paula concluiu pela Unilab.

Segundo Eliane Teixeira, a pedido da professora Violeta Holanda, vinculada ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL/Unilab) e coordenadora do Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (NPGS/Propae), o próximo curso a ser ofertado será o de Gênero, Diversidade e Direitos Humanos.

Sobre o Pnap
Segundo o portal do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), ele é um programa do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançado em 2009, realizada em parceria entre a CAPES e diversas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), que tem como área de atuação a formação, capacitação dos quadros de gestores para atuarem na administração de macro (governo), micro (unidades organizacionais) e sistemas públicos. Visa a descentralização e fortalecimento da gestão pública. O PNAP nasceu em 2009 com a oferta gratuita de curso de Bacharelado em Administração Pública e três cursos de Especialização: em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde.