Projeto Portas Abertas, braços abertos abre inscrições para Curso de Extensão Universitária

Data de publicação  26/07/2018, 13:56

O projeto de extensão “Portas Abertas, braços abertos”: qualificando o acolhimento e o atendimento de estudantes estrangeiros da Unilab nos equipamentos públicos da rede de saúde e de assistência social nos municípios de Acarape/CE e Redenção/CE”, vinculado ao Setor de Atenção Psicossocial (Satepsi/Coase/Propae), oferece vagas para o Curso de Extensão em Atenção à Saúde e a Assistência Estudantil/Social de Estudantes Imigrantes para Fins Estudantis.

A capacitação é direcionada aos gestores e trabalhadores das equipes de saúde e assistência dos municípios de Acarape/CE e Redenção/CE, além de discentes, docentes e técnico-administrativos da própria Universidade. Tem o objetivo contribuir para a capacitação dos participantes em torno das questões pertinentes a experiência de imigração para fins estudantis, além de colaborar para a articulação da rede local de acolhimento ao público estudantil.

As inscrições estão abertas encaminhando a solicitação para ao email do setor: (satepsi@unilab.edu.br). Para outras informações, através do telefone: 3332.6261.

A aula inaugural acontecerá dia 9 de agosto, no período da manhã e tarde, no bloco didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. As demais aulas ocorrerão às quintas-feiras, no período da tarde – 13h às 17h, (com exceção dos últimos encontros, que ocorrerão pela manhã e tarde – 8h às 17h).

O curso é destinado aos trabalhadores das Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social; Discentes, Docentes, Técnico-administrativos e Colaboradores Terceirizados da
Unilab, com direito a certificação. A proposta dar-se-á mediante a proposição de espaços de diálogo, partilha e aprendizagem sobre aspectos teóricos e vivenciais relacionados ao atendimento e acolhimento dos estudantes estrangeiros nos equipamentos da região.

Temática dos Módulos

A carga-horário é de 70h, composta por 10 módulos com horários presenciais e virtuais, a citar: 1. A Imigração para Fins Estudantis no Brasil e no Maciço do Baturité; 2. Racismos e Imigração no contexto da Imigração para Fins Estudantis; 3. Diálogos Institucionais I – Saúde e Adoecimento da População Estudantil Imigrante; 4. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; 5. Processos Psicossociais de Sofrimento da População Africana no Brasil; 6. A Nova Lei de Imigração e os Direitos Sociais dos Imigrantes; 7. Diálogos Institucionais II – Assistência Social e Estudantil à População Estudantil Imigrante; 8. Diálogos Institucionais III – Estratégias de Comunicação, Acolhimento e Atendimento; 9. Multidisciplinaridade, Intersetorialidade e Construção de Pontes Ativas; 10. Oficina Integradora: desenvolvendo ações de enfrentamento ao preconceito e ao racismo.