Novo reitor pro tempore da Unilab toma posse nesta segunda-feira (27)

Data de publicação  27/08/2018, 14:52

Novo reitor pro tempore, Alexandre Cunha tomou posse nesta segunda-feira (27). Foto: Assecom/Unilab.

Novo reitor pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o professor Alexandre Cunha tomou posse na manhã desta segunda-feira (27), no auditório do bloco administrativo, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O nome foi indicado pelo Ministério da Educação (MEC), em portaria publicada no Diário Oficial da União no último dia 24.

Professor da Unilab desde 2013, Alexandre Cunha foi pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), de agosto de 2014 a fevereiro de 2018, e, desde março deste ano, estava como pró-reitor de Planejamento (Proplan).

Sobre o novo desafio, agora como reitor pro tempore da Unilab, Cunha ressaltou o fato de ser o primeiro nome advindo da própria instituição, o que significa reconhecimento ao trabalho da universidade, abrindo o caminho para estabilidade e consolidação institucional e para as desejadas eleições para reitor e vice-reitor. “Acredito que é o momento do primeiro reitor da casa e último pro tempore. Para isso, precisamos de união para consolidar nossa universidade, processo que termina com a publicação do nosso estatuto, requisito para o lançamento formal das eleições”, afirmou.

Novo reitor pro tempore assina termo de posse. Foto: Assecom/Unilab.

Presentes à mesa de honra, o superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião, e a vice-reitora pro tempore, Lorita Pagliuca, parabenizaram o novo reitor e destacaram o compromisso coletivo em acolhê-lo e contribuir com a gestão que se inicia.

“É uma satisfação muito grande assinar este documento. Alexandre é um professor muito competente e admirado pela atuação que teve como pró-reitor. Ser o primeiro reitor da casa é um reconhecimento ao professor e à competência da Unilab. Espero também que sua gestão seja curta, pois a Unilab está se preparando para eleger o primeiro reitor”, sintetizou Pagliuca.

Vice-reitora pro tempore, Lorita Pagliuca, dá as boas-vindas a Alexandre Cunha como reitor. Foto: Assecom/Unilab.

Sobre Alexandre Cunha

Alexandre Cunha é professor do Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds) da Unilab desde 2013. Foi pró-reitor de Políticas Afirmativas e Estudantis entre 2014 e 2018. Em março de 2018, assumiu o cargo de pró-reitor de Planejamento da Unilab, no qual continua, interinamente. Possui graduação em Engenharia Civil (2005) e mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) (2007) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem doutorado em Ciências Naturais (Hidrologia) (2012) pelo Instituto de Ciências da Terra e Ambientais, Universidade de Potsdam (Alemanha).