“Segredos do Poder: Hierarquia e autoridade no Candomblé” é título literário que será lançado dia 22

Data de publicação  17/09/2018, 11:54

No próximo sábado (22), o professor do Instituto de Humanidades (IH), do curso de Antropologia da Unilab e doutor em Ciência Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Patrício Carneiro Araújofará o lançamento do livro “Segredos do Poder: Hierarquia e autoridade no Candomblé”, da Editora Arché, na livraria Martins Fontes Paulista, em São Paulo/SP.

Sobre a obra

Em nossa era da informação partilha-se todo o tempo fotos diárias, tristezas, viagens, opiniões políticas, desilusões amorosas e congêneres, em que se confundem cada vez mais os espaços públicos e privados e a intimidade torna-se alvo de interesse. Assim, quantos veículos midiáticos, quantos profissionais não se dedicam a especular e vasculhar a intimidade alheia? Como se posicionam os espaços sagrados das religiões afro-brasileiras e, sobretudo, aqueles detentores do poder sobre o desconhecido, sobre o segredo que só se revela por um método próprio de transmissão do conhecimento? Dr. Patrício Carneiro Araújo, como pesquisador e sacerdote, portanto observador privilegiado no liame entre espaços sagrado e profano, fez pesquisa de mestrado nos terreiros, com pais, mães e filhos de santo, sobre o tema que ensejou esta obra. Aqui ele investiga em que medida essa transformação epistemológica do segredo, por assim dizer, põe em xeque a autoridade e instaura crises de poder na hierarquia do candomblé, que, aparentemente num processo quase paradoxal, é ao mesmo tempo guardião e transgressor de seus próprios segredos.

Outras informações na página do Facebook da editora Arché.