Segunda fase de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) se inicia nesta terça (18)

Data de publicação  17/09/2018, 16:00

A partir desta terça-feira (18), a segunda etapa de implementação dos processos eletrônicos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) estará disponível para os usuários no Portal da Unilab, utilizando-se do mesmo login e senha do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da instituição.

Segundo a Comissão de Implantação do Processo Eletrônico de Informações (Cipe), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), a segunda etapa inclui novos processos administrativos no módulo de protocolo no Sistema, que vem sendo feita de forma gradativa, para um melhor acompanhamento e adaptação dos usuários.

A primeira etapa teve início em março de 2018 com a inclusão do processos eletrônicos referente aos processos de solicitação de diárias e passagens em virtude de afastamentos no Brasil para Servidores, Servidores Convidados, Servidores de outro Poder ou Esfera (SEPE) e Colaboradores Eventuais (Sem vínculo direto com a Administração) serão realizados mediante processo eletrônico no SEI, conforme os Memorandos Circulares Nº 57/2018 e 58/2018, da Pró-Reitoria de Administração (Proad).

Segunda etapa

As inclusões atenderão à demandas da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), como: Alteração Cadastral; Alteração de Conta Salário; Auxílio Saúde; Auxílio Transporte (Base de Conhecimento); Cadastro de Dependentes; Inclusão de Conta Corrente para Outras Operações; Licença Paternidade (Base de Conhecimento); Requerimento de Documentos Diversos; Requerimento de Fichas Financeiras; Declaração de Vínculo – Colaborador – Terceirizado, entre outros.

Outras demandas, com necessidade de procedimentos eletrônicos, envolvem também os da Direção dos Sistemas de Biblioteca (Dsibiuni); do Setor de Acessibilidade (Seace), vinculado à Coordenação de Acessibilidade (Coase/Propae), além das solicitações de Atendimento da Assessoria de Comunicação (Assecom/Unilab) e a necessidade de Cobertura de Eventos.

Treinamentos

A Cipe dá continuidade aos treinamentos presenciais destinados aos servidores facilitadores – gestores e representantes das unidades que participaram do curso de Mapeamento de Processos para utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI Usar) para disseminar o sistema e proporcionar atividades práticas para fixar sua operacionalização. A última turma capacitada pela Cipe teve a ministração realizada nos dias 13 e 14 de setembro.

O usuário poderá acessar o curso na íntegra ou verificar atividades específicas. Tais atividades podem ser acessadas a qualquer tempo não exigindo inscrição prévia.

CLIQUE AQUI para acessar o curso formato EaD produzido pela ENAP.

CLIQUE AQUI para acessar vídeo-aulas produzidas pela ENAP.

Sobre o SEI

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, e tem como objetivo promover a eficiência administrativa. O SEI integra o Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônico.

O SEI é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos e documentos, permitindo atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo em um mesmo processo, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.

A Unilab passará a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em substituição ao Módulo de Protocolo do Sistema de Protocolo Unilab (Sipac), tendo a perspectiva de “virada de chave” (implantação completa de todos os processos da Universidade) ainda este ano. Essa ação está pautada no Decreto nº 8.539 de 08 de outubro de 2015.

Saiba mais sobre o PEN e o SEI.