Unilab tem nova Vice-Reitora pro tempore

Data de publicação  18/09/2018, 13:13

Na última segunda-feira (17), a enfermeira e professora titular-livre do magistério superior, vinculada ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab), Andrea Gomes Linard, que atuava como Pró-Reitora de Graduação desta instituição, tomou posse em audiência no Gabinete da Reitoria como Vice-Reitora Pro tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

A indicação foi ordenada pelo Ministério da Educação (MEC), pela Portaria nº 951/2018, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17.

Sobre a indicação, a professora e Vice-Reitora Andrea Linard declarou que recebeu a notícia com muita alegria. Acredita que nos requisitos de sua vida profissional, as variáveis relacionadas a competência e mérito foram consideradas e subsidiaram a indicação do órgão federal.

Esclarece  que “pelo fato de ser do quadro de carreira desta autarquia federal desde 2010; atuando na gestão da Unilab por mais de sete anos e sete meses; estar na classe de professor titular-livre do magistério superior; pelo perfil curricular construído e por ser mulher, foram elementos considerandos para ocupar um dos cargos de alto grau de uma universidade. Ensejando assim uma representação feminina de importância singular na Unilab”, enfatizou a nova Vice-Reitora da Unilab. Declarou acreditar que a passagem na função de vice-reitoria será curta, e deseja contribuir com o processo final de institucionalização da universidade, regulamentação e atualização das suas normativas internas, bem como dos processos que vão culminar na eleição para a Reitoria.

No tocante aos cursos de graduação, a Vice-Reitora espera colaborar com os processos de regulação para promover o fortalecimento do ensino superior da instituição. Nas demais instâncias que lhe forem demandadas, tendo um olhar mais amplo de todas as esferas da universidade ao longo do tempo, espera contribuir não somente com o ensino, pesquisa e extensão, mas na esfera administrativa, infraestrutura e de gestão de recursos.

Para o momento, última gestão pro tempore, os trabalhos visam a aproximar a sociedade, a comunidade universitária, o corpo discente e demais envolvidos no controle social, para melhor acompanhar o funcionamento da instituição, estar presente no desenvolvimento das ações e participar dos espaços de discussão da coletividade. “Essa aproximação é fundamental para que a sociedade se veja e sinta-se representada nas ações que a Unilab desenvolve, tanto no Ceará, como no campus fora de sede, localizado na Bahia”, finalizou Andrea Linard.

Matéria relacionada: Instituto de Ciencias da Saúde (ICS) é contemplado com sua primeira docente titular-livre