Projeto Unilab Cultural comemora um ano da Casa Encantada nesta quarta (24)

Data de publicação  23/10/2018, 14:33

Nesta quarta-feira (24), a Casa Encantada – espaço de atendimento integral à infância e à adolescência – completa seu primeiro ano. Como comemoração, uma apresentação do Palhaço Rapadura vai animar a manhã festiva, que contará ainda com mágicas e brincadeiras. A atividade tem início às 9h30, na Avenida da Abolição, nº 7, em Redenção/CE. A ação faz parte do Projeto Unilab Cultural.

O objetivo da Casa Encantada é oferecer a crianças e adolescentes um processo de aprendizagem em suas mais variadas formas, aliadas à tecnologia voltada para educação e saúde. O foco é a formação de cidadãos críticos, autônomos e atuantes na sociedade.

A Casa Encantada trabalha mediante três eixos de atuação, sendo eles: atendimento interdisciplinar à infância e adolescência com profissionais qualificados na área de psicologia, nutrição e pedagogia; salão multiartes e arte da educação.

Inerente ao salão multiartes estão:

– oficinas e apresentações nas diferentes linguagens artísticas para crianças, adolescentes e docentes;
– artes visuais, audiovisual e linguagens gráfica sequencial – Histórias em Quadrinhos;
– cinema, teatro, dança e performances;
– línguas, literatura, literatura de resistência e culturas.

Já no eixo da arte da educação, encontram-se:

– formação inicial e continuada de arte educadores interculturais;
– oficinas de contação de estórias, de currículo escolar, trabalhos manuais, o desenvolvimento da criança, de produção de material didático, jogos e o ensino de interdisciplinar de português e matemática e de brinquedos e brincadeiras da cultura popular brasileira;
– vivências lúdicas de capoeira, educação ambiental e cultivo da terra e engenharia social;
– brinquedoteca.

A Casa Encantada também funciona de forma itinerante, em escolas e espaços públicos do município de Redenção. Ela é fruto de uma parceria entre Unilab, prefeitura de Redenção e AFRODITA (Arte do brincar), através do EARTI (Grupo de Trabalho Educação, Arte e Interdisciplinaridade), Centro de Atendimento Integral à Infância (CIADI) e Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).