Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab apresenta projetos de tecnologia e inovação no XXIII Sendi e na Feira do Conhecimento 2018

Data de publicação  21/11/2018, 15:07
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Foto: Grupo de pesquisa BATUmobile (47 membros) do projeto “FSAE Team Calangos”

Nesta semana, entre os dias 20 a 24 de novembro, a Unilab participa de dois eventos importantes para a divulgação de seus projetos e programas em destaque realizados por seus pesquisados e estudantes, em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e Enel Distribuição Ceará (Enel) e o Governo do Estado do Ceará, além de instituições do ramo da tecnologia e inovação, no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza/CE.

Na noite desta terça-feira (20), a Unilab participou da abertura do XXIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI), realizado pela Associação Brasileira de Distribuição de Energia Elétrica (Abradee), com apresentação do veículo elétrico no formato da Fórmula SAE (F-SAE) – Society os Automotive Engineering, para competições entre universidades. O projeto de pesquisa do grupo BATUmobile, cadastrado no CNPq e sediado na Unilab, visa desenvolver soluções de mobilidade, utilizando técnicas e tecnologias fundamentadas na sustentabilidade ambiental, em projetos de engenharia nos países lusófonos e no Maciço de Baturité.

Modelo representativo do carro elétrico “O Calanguinho” com escala de 1:3, com elementos tubulares de alumínio de 10mm de diâmetro e espessura d 2mm

O primeiro projeto do grupo de pesquisa BATUmobile (O Calanguinho) é uma parceria da Unilab com a Enel Distribuição Ceará (Enel), contemplada em Edital da Secretaria de Desporto do Estado do Ceará e traz para a II Feira do Conhecimento 2018 um modelo conceitual de demonstração, em escala que observa a geometria original, as dimensões e especificações do projeto da F-SAE e está sob a coordenação do professor do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), Sérgio Sevilha, juntamente com 17 estudantes da Unilab.

Segundo o coordenador do projeto, a competição F-SAE tem o objetivo propiciar aos alunos de engenharia a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro do tipo Fórmula e assim habilitá-los à cumprir os desafios: desenvolver componentes elétricos e mecânicos e completar todas as provas estáticas e dinâmicas da F-SAE.

O grupo de pesquisa BATUmobile é composto por três professores tutores, 2 técnicos e 42 discentes do IEDS. O projeto foi subdividido em três equipes que desenvolveram a parte mecânica (13 integrantes), a elétrica (12 membros) e a de gerenciamento de projetos (GPM) com 13 estudantes. O calango foi escolhido como símbolo para os projetos por tratar-se de elemento representativo da fauna cearense, com características como resistência, persistência, sobrevivência com recursos escassos e velocidade.

Foto: Vitória Nascimento, estudante do 7º semestre do curso de Engenharia de Energias (IEDS/Unilab)

“É um projeto vitalício. Espero que os próximos estudantes deem continuidade, já que o futuro dos carros elétricos é vivenciado hoje. Se houver dedicação e perseverança, é possível chegar longe e prosperar nesse ramo da tecnologia”, declarou a capitã do FSAE Team Calangos, Vitória Nascimento.

Na abertura da segunda edição da Feira do Conhecimento, nesta quarta-feira (21), o projeto Calanguinho e outros dois outros projetos de pesquisa da Unilab serão apresentados na em estandes individuais com explicações realizadas pelos técnicos e pesquisadores envolvidos.

“A Unilab vai receber, como doação, o veículo elétrico F-SAE quando o grupo de pesquisa concluir o projeto. Estes itens foram repassados pela Enel a todas universidades que irão participar competição (Fórmula Elétrica Ceará). Este projeto há de colocar nossos grupos de pesquisadores em contato de tecnologias de ponta e indústrias do ramos. O objetivo é que o grupo desenvolva capacitação para promover posteriormente melhorias na região do Maciço de Baturité e dos países parceiros da Unilab da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, declarou o coordenador do FSAE Team, Sérgio Sevilha.

Foto (esquerda p/direita): Saulo Cunha, analista de projetos da Enel e gerente geral do projeto Fórmula Elétrica Ceará (FE/CE), prof. Sérgio Servilha, coordenador do Calangos, Plínio Maciel e Hermínio de Oliveira, membros da equipe do Projeto de Eficiência Energética e P&D da Unilab

No quesito de Eficiência Energética, a Unilab expõe os projetos interligados, oferecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica/Enel Distribuição Ceará (Aneel/Enel)Projeto Prioritário de Eficiência Energética, baseado em ações de retrofit e do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, compreendendo estudos em sistemas de medição e monitoramento de usinas solares, impactos da minigeração na rede elétrica e equipamentos eletrônicos para melhoria e qualidade da energia elétrica, ambos em execução no Campus das Auroras, em Redenção/CE.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unilab

Com intuito de promover a cultura da inovação e do empreendedorismo na comunidade e função de gerenciamento da política de inovação da Unilab, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unilab, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) da Unilab, por intermédio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará – Rede NIT-CE e criado em 2013, realizará a apresentação deste núcleo e suas atividades, além das perspectivas para o futuro e atuação junto aos contatos com outras instituições ou empresas e prospecção de novas tecnologias ou novas demandas do mercado do Estado do Ceará.

Segundo o coordenador do Nit/Unilab e professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen),  Aluísio Fonseca, a visibilidade do Nit/Proppg, trabalha na prospecção da Unilab junto à outras instituições federais, estaduais ou municipais e empresas, apresentando suas tecnologias, além da atenção com a proteção à propriedade intelectual ou direito autoral de seus funcionários, com possibilidade de vir a ser um produto, serviço que possa atender a sociedade e gerar divisas para pais.

II Feira do Conhecimento 2018

A temática desta edição busca apresentar projetos desenvolvidos na “Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios” e está sendo promovida pela Secretaria Estadual da Ciência, tecnologia e Educação Superior (Secitece), nos dias 21 a 24, das 9h às 20h, no mesmo Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste. Confira a Programação!

XXIII Sendi 2018

O Sendi é realizado a cada dois anos pela ABRADEE, desde 1962, sendo realizado este ano, nesta capital nordestina com principal fundamento a promoção da inovação e a troca de experiências entre as empresas distribuidoras de energia elétrica, fomentando ideias para o desenvolvimento da qualidade dos serviços prestados e aplicação de novas tecnologias em benefício dos clientes e da sociedade. Rodeio completo, participe!

Categorias