III Novembro Afro-Brasileiro tem atividades nos próximos dias 10 e 11

Data de publicação  03/12/2018, 15:24

O III Novembro Afro-Brasileiro, com o tema “Africanidades em Movimento e Cotidiano Escolar”, terá a última etapa de atividades nos próximos dias 10 e 11, a partir das 18 horas, no Auditório Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

No primeiro dia, haverá atividade cultural e a mesa-redonda “Africanidades em Movimento e Cotidiano Escolar”, com o Grupo Mulheres Cirandeiras – Comunidade da Serra do Juá e professores da Unilab; no dia seguinte, lançamento de livros e roda de conversa com autores, além de atividade cultural de encerramento.

O evento começou com atividades nos dias 21, 22, 28 e 29 de novembro, muitas realizadas em escolas de Redenção e Acarape, ambos municípios cearenses, e se debruçaram sobre formação de professores, cultura africana e afro-brasileira, a lei 10.639/2003 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira), entre outras temáticas.

Confira a programação completa.

Sobre o evento

O III Novembro Afro-Brasileiro foi idealizado pelo Setor de Promoção da Igualdade Racial Kabengele Munanga (Sepir), vinculado à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis, e pelo Centro de Estudos Interdisciplinares Africanos e das Diásporas (Ceiafrica), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

Em referência ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, o evento reúne um conjunto de atividades nas áreas de arte, educação e cultura afro-brasileiras. Em sua primeira edição, em 2016, realizou-se sob a temática da consciência e ação (daí o subtítulo “ConsciênciAção”).