Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Criadas novas coordenações na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Data de publicação  04/12/2018, 09:36
Postagem Atualizada há 5 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) criou, no último mês de novembro, as coordenações de Pós-Graduação, de Pesquisa e Inovação Tecnológica e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Criada por meio da portaria GR nº 1193/2018, a Coordenação de Pós-Graduação está subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e surgiu do desmembramento da Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Albanise Marinho, a coordenação “possibilitará ampliar, com maior capilaridade, as ações no âmbito dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu”.

À frente da nova coordenação está a professora Ranoyca Nayana Alencar, que anteriormente assumiu a função de gerente de Pós-Graduação da PROPPG. Entre os objetivos do novo setor estão a implementação e gestão das políticas e atividades de pós-graduação; incentivar a criação de novos programas de pós graduação; propor e construir o calendário acadêmico da pós-graduação; acompanhar e supervisionar as atividades da pós-graduação visando sua melhoria em termo de qualidade acadêmica e produção cientifica; auxiliar e incentivar a integração das atividades de pós-graduação da Unilab com outras instituições; e atuar junto aos institutos nos assuntos técnicos relacionados à regulamentação normativa dos cursos de pós-graduação.

Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica

Outra novidade foi a desvinculação da Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica da pós-graduação. O setor está sob a coordenação da professora Juliana Celestino e voltará suas atividades para a gestão e o aperfeiçoamento das políticas e atividades de pesquisa, bem como para as ações vinculadas a inovação tecnológica, acompanhar e supervisionar as atividades da pesquisa, auxiliar e incentivar o desenvolvimento de ações institucionais de pesquisa com outras instituições, atuar junto aos Institutos nos assuntos relacionados à pesquisa, propor e executar ações institucionalizadas que visem não apenas a produção de ciência básica e aplicada, mas que, principalmente, sejam orientadas para a transposição desse conhecimento para a sociedade, sob o amparo da Lei de Inovação, entre outras atividades.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

Criado em 2013, por uma resolução do Consuni, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) também está sendo reestruturado. A partir da Portaria GR Nº 1.216 de 14/11/2018, passa a ser gerenciado pelo professor Aluísio Marques. O NIT coordenará as atividades de proteção dos direitos de propriedade intelectual e transferência de tecnologia gerada pelos docentes, discentes, técnicos-administrativos, estagiários, bolsistas, voluntários e órgãos ou empresas contratadas ou contratantes, cujas criações intelectuais (protegidas pela Lei de Propriedade Industrial) resultem de projetos ou atividades realizadas na Unilab.

Confira os cursos de pós-graduação ofertados pela Unilab:

Lato Sensu
– Ciência 10
– Especialização em Gestão Pública
– Especialização em Gestão Pública Municipal
– Especialização em Gestão em Saúde
– Especialização em Saúde da Família
– Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientes e Energéticos
– Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos
– Especialização em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
– Especialização em Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio

Stricto Sensu
– Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis – Masts
– Mestrado Interdisciplinar em Humanidades – MIH
– Mestrado Acadêmico em Enfermagem – Maenf
– Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA UFC Unilab
– Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – Profmat

Categorias