“Como você julgaria um assassinato?” Participe da pesquisa online

Data de publicação  11/12/2018, 15:13
Foto: Divulgação

“Você já se perguntou quais características podem influenciar na decisão de um juiz ou jurado diante de um caso criminal?” Esta e outras perguntas levaram a Rede de Estudos e Afrontamentos das Pobrezas, Discriminações e Resistências (Reapodere) a realizar uma pesquisa nacional sobre opiniões vinculadas a julgamento em todo o Brasil. Para participar, basta clicar neste link.

A pesquisa tem a finalidade de conhecer possíveis fatores contribuintes na decisão de julgamento e envolve perguntas sobre aspectos individuais, bem como um cenário simulado de julgamento. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos.

A investigação foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa, vinculado ao Conselho Nacional de Saúde.

Sobre a Ciência do Julgamento

Ramo da Psicologia, Sociologia e Antropologia, na Ciência do Julgamento os pesquisadores tentam compreender como se dá o processo de tomada de decisão e os impactos disso sobre a imparcialidade nos tribunais.

De acordo com o que determina a lei, os juízes devem decidir os casos pautados na imparcialidade, analisando os fatos e aplicando aquilo definido em lei. No entanto, as decisões judiciais não ocorrem isoladas, mas são resultado de uma complexa resolução, moldadas pelas interações entre os litigantes, o juiz e todas as informações e interações entre os atores envolvidos.